Grupo Zona Sul faz show de reencontro neste sábado, na Usina do Queimado
Matheus Berriel 23/12/2023 09:19 - Atualizado em 23/12/2023 09:21
Grupo Zona Sul alcançou reconhecimento nacional
Grupo Zona Sul alcançou reconhecimento nacional / Foto: Divulgação/Arquivo
Antes de se despedir, o ano de 2023 preparou um presente para os campistas adeptos ao pagode. Um dos principais grupos oriundos da planície goitacá, o Zona Sul fará um show de reencontro neste sábado (23), a partir das 22h, na Usina do Queimado. Trata-se de um cartão de boas-vindas a 2024, ano que marcará o 20º aniversário da fundação do grupo.
Criado em 2004, reunindo músicos que integravam outros conjuntos locais, o Zona Sul não demorou para se destacar na noite campista. Faziam parte do repertório músicas como “Deixe o som te levar”, “Brisa do mar” e “Dividido, esta regravada anos mais tarde por Thiaguinho. Uma importante conquista do grupo ocorreu em 2008, com a gravação de um DVD na própria Usina do Queimado.
Apenas dois anos depois do primeiro DVD viria o reconhecimento a nível nacional. Em 2010, o Zona Sul venceu uma etapa do quadro “Garagem do Faustão” e teve a oportunidade de se apresentar, ao vivo, no palco do “Domingão do Faustão”, da TV Globo.
Quando o Zona Sul completou 10 anos, em 2014, foi preparado um novo DVD, com caráter comemorativo. A gravação ocorreu em um show na praça do Santíssimo Salvador, onde foram executadas 18 faixas, sendo seis conhecidas pelo público desde 2011 e outras seis gravadas em 2013. Mais de 30 mil pessoas participaram do evento, realizado durante a Festa do Padroeiro de Campos.
Apesar de ser presença constante em festas de Campos, o grupo anunciou uma pausa em 2010. Em setembro daquele ano, o Clube de Regatas Saldanha da Gama sediou o show de despedida, intitulado “Vai deixar saudade”.
Desde o adeus, o retorno foi ensaiado em diferentes momentos, como em agosto de 2019, quando os integrantes do Zona Sul se reuniram para executar sucessos no próprio Saldanha. Dois anos depois, em agosto de 2022, o grupo participou da gravação do DVD do seu ex-vocalista, PC, que seguiu carreira solo, tendo adotado recentemente o nome artístico PCzinho. Além dele, também integram o Zona Sul os músicos Vinicios Soneca (tantã), Diego Tavares (Violão), Felipe Bicudo (pandeiro) e Nem (cavaquinho). Os cinco componentes da formação original estão confirmados no show “Reencontro”. Ingressos a R$ 40, cada, pelo site bilheteriadigital.com.
— A gente resolveu fazer esse show porque está sempre encontrando amigos que pedem para relembrar. Nós ficamos parados por um tempo, por conta de diversos fatores em relação ao trabalho de cada um. Não estava dando para conciliar. Mas, pensamos nesse show de reencontro, relembrando vários sucessos — afirma o violonista Diego Tavares.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS