Raphael Thuin pede abertura de ação civil para solucionar desordem na Pelinca
Mário Sérgio Junior 10/08/2023 11:24 - Atualizado em 10/08/2023 12:08
Thuin recorreu ao Ministério Público
Thuin recorreu ao Ministério Público / Divulgação
O vereador Raphael Thuin protocolou, nessa quarta-feira (9), no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro um pedido de abertura de Ação Civil Pública para buscar soluções para a desordem na Pelinca, assim como em outros endereços que enfrentam o mesmo problema. Segundo o vereador, o bairro sofre há anos com barulho e baderna de pessoas que invadem as ruas no entorno de bares e restaurantes, tirando o sossego dos moradores. O assunto chegou a ser abordado em sua participação no programa Folha no Ar, da rádio Folha FM 98,3, nesta quinta-feira (10). No dia 30 de julho deste ano, o Folha 1 publicou matéria sobre a situação.
Thuin destacou que é a favor do comércio e da geração de empregos, desde que as regras e as leis sejam respeitadas. Ele disse que acredita que os episódios de desordem acontecem fora dos estabelecimentos comerciais. "Os moradores do bairro vêm sofrendo há anos com a desordem, som alto e brigas principalmente nos finais de semana. Há tempos venho denunciando e pedindo providências à Prefeitura, para restaurar a ordem pública na avenida Pelinca e adjacências. Como não houve qualquer ação definitiva, que coíba os atos de vandalismo e violência recorrentes na região, protocolei ontem (quarta-feira), fui obrigado a tomar essa decisão, já que recebo inúmeros pedidos de moradores. Quero deixar claro que não sou contra o desenvolvimento econômico dos bares, restaurantes e boates, mas é necessário que haja um equilíbrio, onde todos sejam respeitados. Não podemos continuar vendo vídeos como esses que circulam, mostrando brigas e até mesmo homicídios na avenida Pelinca" destacou.
Desde que assumiu o seu mandato em 2021, Thuin tem oficializado os órgãos públicos e responsáveis, visando garantir o direito dos moradores, com base na lei municipal 7.398/2023, que dispõe sobre equipamentos de som em geral, e na lei de trânsito 9.503/1997.

— Vale ressaltar que a Pelinca, os moradores pagam uns dos IPTUs mais caros da cidade e tem que conviver com som alto, tráfico de drogas, homicídios, motoristas bêbados, brigas, várias leis desrespeitadas, todo final de semana e o Poder Executivo Municipal nada faz para mudar de uma vez por todas essa realidade. Tenho certeza que o Ministério Público vai agir em favor da sociedade. Não vou parar de solicitar providências até que a moradores, os frequentadores e os comerciantes que seguem as regras daquela região voltem a ter paz — concluiu o vereador.
Casos recentes - Na noite do 29 de julho, uma briga foi registrada em vídeo que viralizou nas redes sociais. As imagens mostraram pelo menos quatro homens brigando. Um deles foi atingido por socos e chutes, mesmo quando já estava caído no chão. Até uma mesa foi usada para bater na cabeça do homem. Ao tentar levantar por diversas vezes, ele volta a cair devido às agressões.
Já no dia 2 de julho, mais um episódio de baderna foi registrado. Em vídeo gravado por moradores foi possível escutar um som alto na rua e uma concentração de pessoas no cruzamento da avenida Pelinca com a rua Mariano de Brito. No vídeo uma pessoa narra que a bagunça acontece por volta das 4h.
Em ambos os casos, a Prefeitura chegou a informar que segue realizando a operação Choque de Ordem na região da Pelinca e em outros pontos da cidade, com atuação intensificada e ininterrupta no período noturno, em conjunto com a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar.
Já a PM informou que o comando do 8° Batalhão de Polícia Militar (BPM) emprega policiamento na região com equipes em viaturas, em motopatrulhas e com policiais em reforço através do Regime adicional de Serviço (RAS). Os policiais realizam abordagens sistematicamente e cumprem roteiros ostensivos e de baseamento definidos estrategicamente.

Com informações da assessoria do vereador Raphael Thuin

ÚLTIMAS NOTÍCIAS