Flamengo e Nova Iguaçu começam a decidir o Campeonato Estadual neste sábado
Pela primeira vez desde 2006 — quando o Madureira perdeu a final para o Botafogo — o Campeonato Estadual não será decidido entre dois dos quatro maiores clubes cariocas. Ao passar pelo Fluminense, o Flamengo foi o único deles a alcançar à final. Terá como adversário o Nova Iguaçu, que surpreendeu o Vasco e garantiu o feito inédito de disputar o título. Ambas as partidas decisivas vão acontecer no Maracanã, sendo a primeira delas neste sábado (30), às 17h.
Não bastasse o natural favoritismo do Flamengo, o time treinado por Tite ainda tem a seu favor uma escrita que chama a atenção: não sofre um gol desde o dia 21 de janeiro, pela segunda rodada do Estadual. Inclusive, aquele foi o único gol que o Fla levou em toda a competição, feito justamente pelo Nova Iguaçu, que na ocasião enfrentou uma equipe de garotos rubro-negros. Com os titulares, o Fla sequer foi vazado, ostentando atualmente uma marca de 11 jogos sem levar gol.
— Somos muito conscientes: existe uma diferença muito grande — disse o técnico do Nova Iguaçu, Carlos Victor, durante participação em um evento no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Ele se referia ao fato de que, neste sábado, o adversário será um Flamengo completo, com jogadores do naipe de um Pedro, artilheiro do campeonato, com oito gols.
— Agora, é uma situação um pouco mais difícil em relação ao momento do Flamengo. Está muito forte, vive um grande momento na sua organização defensiva. Temos mensurado muito bem isso, mas nos despertou para buscarmos mecanismos de tentar realmente romper esse bloqueio. Chegamos até aqui, não tem como voltar — descontraiu Carlos Victor.
Autor do gol do Nova Iguaçu no confronto direto de fevereiro, o atacante Carlinhos é o vice-artilheiro do Estadual, com sete. Também fez um gol na Copa do Brasil, mas atualmente vive um jejum de quatro partidas. Ainda assim, tem sido avaliado por outros clubes, entre eles o Flamengo. Outro destaque iguaçuano é o também atacante Bill, que sacramentou a classificação diante do Vasco.
Taça Rio — Único dos quatro grandes a não avançar à semifinal do Estadual pelo segundo ano seguido, o Botafogo ao menos deve conquistar novamente a Taça Rio. Na última quarta-feira (27), venceu o Boavista por 4 a 0, em Bacaxá, garantindo a vantagem de poder até perder por três gols de diferença no jogo de volta, que acontece às 18h30 deste domingo (31), no Engenhão. (M.B.) (A.N.)