Campista, Maique é convocado para a Seleção Brasileira de Basquete do Pan
Eliminada na segunda fase da Copa do Mundo de Basquete, no início deste mês, a Seleção Brasileira masculina de basquete virou a chave para outro compromisso. A bola da vez é a disputa dos Jogos Pan-Americanos, a partir de 25 de outubro, em Santiago, no Chile. Inclusive, a convocação já foi feita pelo técnico Gustavo de Conti, na última sexta-feira (8), mantendo apenas um atleta que disputou o Mundial. Entre as novidades, está o campista Maique de Oliveira, contratado pelo Flamengo em julho.
— Estou feliz demais, porque é a minha primeira convocação. A ficha nem caiu ainda. Muita felicidade para minha mãe, minha família inteira. Era um sonho nosso, que agora vai se realizando. Está todo mundo realmente muito feliz, e a ficha só vai cair quando chegar perto da semana de me apresentar — disse o pivô à Folha. — Agradeço muito a Deus por ter me dado força, não ter me deixado desistir do esporte, nunca perdendo o foco. Minha felicidade é gigantesca. Gratidão — concluiu.
Hoje com 30 anos, Maique é oriundo do Parque Rosário, em Campos. Do alto dos seus 2,11 metros, tem uma carreira de destaque. Na cidade natal, defendeu o Automóvel Clube Fluminense, inclusive com grandes atuações durante o Torneio Carioca de 2017. Antes, já havia despontado no cenário nacional, disputando edições do Novo Basquete Brasil (NBB) por Franca, Macaé e Liga Sorocabana. Após a boa passagem pelo Automóvel, foi contratado pelo Vitória, passando em seguida por Paulistano, Minas Tênis Clube e Corinthians, clube este em que alcançou média de 12,1 pontos, 6,3 rebotes, 1,0 assistência e 15,9 de eficiência no último NBB. Inclusive, participou de mais uma edição do Jogo das Estrelas, fazendo parte do time de Olivinha, agora seu companheiro no Flamengo.
Para a convocação do Pan, o técnico Gustavinho teve que convocar majoritariamente atletas que atuam no Brasil, pois o torneio não acontecerá em Datas Fiba. Além de Maique, foram chamados os armadores Elinho (do Corinthians), Scott Machado (Flamengo) e Felipe Ruivo (Pinheiros); os alas-armadores Reynan (Overtime-EUA) e Didi Louzada (Flamengo; os alas Gui Deodato (Flamengo) e Danilo Fuzaro (Minas); os alas-pivôs Lucas Dias (Sesi Franca), Gabriel Jaú (Flamengo) e Wesley Castro (Sesi Franca); e o pivô Márcio Henrique (Sesi Franca). Dos 12, Lucas Dias foi o único que disputou a Copa do Mundo, embora Gabriel Jaú e Didi tenham integrado o grupo brasileiro durante a preparação.
Marcado para acontecer de 25 de outubro a 4 de novembro, o torneio de basquete masculino do Pan terá Brasil, República Dominicana, México, Porto Rico, Panamá, Argentina, Chile e Venezuela. Os grupos serão sorteados no próximo dia 22.