Espetáculo 'Carukango' na quarta-feira, quando se celebra a luta de Zumbi
18/11/2024 16:32 - Atualizado em 18/11/2024 16:57
Divulgação assessoria - Alpha Insight Studio
Na quarta-feira (20), data que celebra a luta de Zumbi e a resistência dos afrodescendentes no Brasil, Campos recebe o espetáculo teatral "Carukango", com apresentação gratuita no Teatro Municipal Trianon, às 18h. A apresentação contará com intérprete de Libras. A peça conta a história de "Carukango", líder quilombola símbolo de luta e resistência contra a escravidão na Serra de Macaé.
O espetáculo do Núcleo de Experimentos Cênicos (NEC) abrirá a programação de comemoração dos 10 anos de implantação das políticas públicas para os povos tradicionais de matrizes africanas de Campos. 
O espetáculo destaca-se por incorporar elementos do candomblé ketu-nagô, cantos vissungos (cantos de tradição afro-brasileira, entoados por escravizados de diversas etnias que habitavam o interior de Minas Gerais), capoeira e outras manifestações culturais afro-brasileiras. A turnê de "Carukango" já percorreu sete cidades do interior do Rio de Janeiro com apresentações gratuitas, abertas ao público, e que incluem intérpretes de Libras, reforçando o compromisso de acessibilidade da companhia.
"Carukango" destaca-se por trazer ao palco uma dramaturgia rica e profundamente conectada com as raízes culturais afro-brasileiras, utilizando a biografia do líder quilombola como base textual.
Este projeto é patrocinado pelo Edital 6 - Produção Cultural - Lei Paulo Gustavo da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e é realizado por meio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
O NEC -Núcleo de Experimentos Cênicos é um núcleo permanente de pesquisa e produções culturais.
Idealizado e dirigido por Yuri Negreiros, possui uma equipe multiartística que desenvolve seu trabalho em todo o interior do Estado do Rio de Janeiro. Com diversos espetáculos teatrais próprios, o NEC trabalha com artistas renomados e, em 2024, estreou um documentário e elaborou o Projeto NEC Convida, que democratiza o acesso ao ensino com grandes nomes do teatro brasileiro.
FICHA TÉCNICA
Direção e dramaturgia: Yuri Negreiros
Assistência de direção: Peterson Feroli
Elenco: Darling Mendonça
Músico: Marcelo Rodrigues
Figurino e adereço: Nina Carvalho
Iluminação: Rennan Magalhães
Vozes em off: Darling Mendonça e Nanla Bonometti
Gravação e mixagem de som: Pitter Carvalho
Produção executiva: Luisa Pasquali
Intérprete de Libras: Wanderson Barreto
Realização: NEC – Núcleo de Experimentos Cênicos
Fonte: assessoria
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS