Câmara institui grupo de trabalho para acompanhar restauração do Solar do Colégio
Mário Sérgio Junior 18/11/2024 16:39 - Atualizado em 18/11/2024 16:42
Câmara de Campos
Câmara de Campos / Foto: Folha da Manhã
A Câmara de Vereadores de Campos instituiu um grupo de trabalho extraordinário para tratar de assuntos relacionados ao processo de restauração do Solar do Colégio, que abriga o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, junto a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). O ato executivo foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (18).
De acordo com a publicação, o grupo de trabalho será presidido pelo vereador Juninho Virgílio (Podemos), com assistência dos vereadores Edson Batista (Podemos), Fábio Ribeiro (PP), Kassiano Tavares (PP) e Leon Gomes (PDT). O grupo de trabalho extraordinário terá 30 dias para apresentar o relatório conclusivo de suas atividades.
Na edição do último sábado (16), a Folha publicou uma matéria sobre a situação do Solar do Colégio (aqui). No último dia 8, representantes da Uenf, do Arquivo, da Câmara dos Vereadores e da Procuradoria da Prefeitura estiveram reunidos. O grupo tratou da atualização acerca da situação atual do processo da obra de restauração e reforma. Um dos pontos levantados foi que a documentação apresentada pela empresa que ganhou a licitação tem inconsistências. Com R$ 20 milhões para obra, a possibilidade de enviar a questão ao Ministério Público não está descartada.
O departamento jurídico da Uenf, responsável pela obra, está em poder da documentação da empresa arrematante da licitação para a instalação da sobrecobertura do prédio — segunda etapa da obra. Na primeira etapa, já concluída, foi realizada a elaboração do Termo de Referência, do Estudo Técnico Preliminar e o Mapa de Risco, referentes à instalação da sobrecobertura, além de um mapeamento da estrutura do prédio e a sondagem do terreno.
Tendo em vista a possibilidade de que o processo se arraste por mais algum tempo, e com o objetivo de proteger o acervo que se encontra abrigado no prédio, ficou decidido que vão ser realizadas ações internas no prédio do Solar do Colégio para atenuar qualquer impacto proveniente das chuvas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS