Banda Musical União dos Operários completa 132 anos nesta quarta-feira
Dora Paula Paes - Atualizado em 09/10/2024 07:58
Divulgação
A Banda Musical União dos Operários, em São João da Barra, completa 132 anos de fundação nesta quarta-feira (9), sendo 32 anos dedicados à oficina de música. Dentro da programação, para festejar, está a realização de um workshop com a presença de Antônio Rocha, grande músico brasileiro, no próximo fim de semana. No sábado (12), o evento será de prática de flauta e, no domingo (13), de prática de banda de música. Solenidade de homenagens e um concerto na praça São João Batista, no início de novembro, estão programados.

O presidente da Banda Musical União dos Operários, Diogo Gomes Cintra, adianta que no dia 1º de novembro farão a apresentação da oficina de música, com local a ser definido. Neste evento serão prestadas homenagens às pessoas que foram importantes para a manutenção da oficina. No dia 3, será realizado o concerto na praça, às 20h.

“A oficina hoje tem uma média de 30 alunos e na musicalização infantil 40 crianças”, ressalta Diogo.
A Banda Musical União dos Operários, fundada em 9 de outubro de 1892, foi criada a partir da dissidência ocorrida no seio da antiga e hoje inexistente Lira de Ferro, criada em julho de 1875 por ocasião da segunda visita de Dom Pedro II ao Norte fluminense. Desde o início, a União dos Operários contou com seus principais organizadores, operariado local, egressos dos estaleiros de construção naval sediados no município e da atividade pesqueira.

A Banda conta hoje com um quadro de 48 músicos executantes com idade média de 16 anos, de ambos os sexos, os quais são todos, após um estágio realizado na própria banda, considerados sócios “prestantes” do Centro Musical e Cultural União dos Operários. A Banda mantém também uma escola de música Professora Letícia Costa.

Workshop - O músico Antônio Rocha que estará em São João da Barra, no fim de semana, tem a música desde o berço, já que toda sua família é de uma geração de músicos. No meio, é considerado um virtuoso flautista brasileiro. Como mestre e modelo, ele segue a cartilha do flautista Altamiro Carrilho. Integrante solista do “Conjunto Época de Ouro” é maestro da “Banda Sociedade Musical Progresso de Valença”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS