Outubro Rosa: acorda mulher e se previna
Dora Paula Paes - Atualizado em 09/10/2024 07:55
Rodrigo Silveira
Outubro é o mês rosa. O simbolismo da cor é para lembrar às mulheres sobre a importância de prevenir o Câncer de Mama. Em Campos, a clínica de diagnóstico por imagem, a Rad Med, se iluminou com a cor, em vários matizes, que chama atenção por fora. Mas, é dentro da clínica que a campanha acontece de forma efetiva com descontos a nível social na realização de mamografia, o principal exame para detectar a doença. Pela cidade, outros eventos acontecem: um deles será no próximo domingo (13), com o 8º Passeio Ciclístico do Lions Tamandaré e parceiros. A saída será da praça São Salvador, às 8h e a inscrição será com 2kg de alimentos não perecíveis. Também haverá o sorteio de uma bicicleta.

“O Câncer de Mama é a principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil e no mundo. A prevenção e detecção precoce salva vidas. Detecção precoce, rastreamento, significa examinar mulheres assintomáticas para fins de redução da taxa de morbidade e mortalidade. O Câncer de Mama tem cura! Procure seu médico e faça sua mamografia e demais exames necessários para sua prevenção”, orienta o médico e presidente da Rad Med, Carlos Mário Souza.

Carlos Mário diz que além de iluminar toda a fachada da clínica, adotaram como política social descontos para quem pede no valor da radiografia. “A gente faz o desconto para que ajude essas mulheres de menores posses a manter seu exame em dia. Essa é nossa contribuição, fazendo a nossa parte”, completa.
Colunista Vânia Carvalho
Colunista Vânia Carvalho / Divulgação

A colunista social da Folha da Manhã, Vânia Carvalho, da Folha Estilo, também abraça essa causa. Em um comercial recente, ela emprestou sua imagem para chamar outras mulheres a se olharem com atenção e carinho neste Outubro Rosa. “Tô aqui pra te lembrar de um assunto importante para nós, mulheres. Você já fez sua mamografia este ano? Eu estou fazendo a minha aqui na Rad Med. Sem dor e com todo cuidado e conforto. Todas as mulheres acima dos 40 anos devem fazer sua mamografia anualmente.Vamos dizer não ao Câncer de Mama!”, diz ela, na mídia.

A detecção precoce, a busca pelo achado do câncer inicial é que salva vidas. A experiência mundial mostra que o rastreamento consegue diminuir a mortalidade pelo câncer em torno de 30% para as mulheres na faixa etária de 40 a 75 anos. A previsão estatística do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é que ocorram 49.400 novos casos de câncer, correspondendo de 50 a 71 novos casos por 100.000 mulheres. Isto significa dizer que, com o rastreamento é possível 31% dessas mulheres, significando salvar no mínimo 15.000 mulheres.

Mulheres se toquem - O auto-exame também é fundamental. Ele deve ser realizado mensalmente, a partir dos 18 anos, sempre no período pós-menstrual. Nas mulheres que não têm mais ciclo, deve ser escolhida uma data no mês e, realizado assim, o auto-exame, sempre naquela data. Já a mamografia deve ser feita a partir dos 40 anos de idade, anualmente, por recomendação da Organização Mundial de Saúde.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS