Livraria Ao Livro Verde faz 180 anos com lançamento de associação em defesa da sua história
Dora Paula Paes - Atualizado em 12/06/2024 01:08
Reuniões do movimento SOS Ao Livro Verde, no interior da livraria.
Reuniões do movimento SOS Ao Livro Verde, no interior da livraria.
A luta pela preservação da Livraria ao Livro Verde ganha mais um capítulo. No dia 13 de junho, será o lançamento e criação da Associação de Amigos de Ao Livro Verde (Asalve), às 18h, na sede da Academia Campista de Letras (Jardim São Benedito). Na mesma ocasião, também serão coletadas as assinaturas, em livro próprio, dos sócios fundadores. O ato também marca o aniversário da livraria mais antiga do Brasil, reconhecida pelo Livro de Recordes do Guiness Book, que completa na data 180 anos. A programação acontece durante a comemoração dos 85 anos da ACL.
- A criação da Associação de Amigos de Ao Livro Verde nesta data, nas comemorações dos 85 anos da ACL, é um marco histórico, para as atuais e futuras gerações de campistas que engrandecem e perpetuam os valores de nossa terra - destaca o primeiro vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos, Adelfran Lacerda e, também, um dos principais articuladores pela manunteção do legado da Ao Livro Verde.
O atual proprietário, Ronaldo Sobral, mostrando a data de fundação da livraria Ao Livro Verde, fazendo 177 anos.
O atual proprietário, Ronaldo Sobral, mostrando a data de fundação da livraria Ao Livro Verde, fazendo 177 anos. / PMCG


A criação da Asalve foi prevista no Relatório da Comissão Mista da Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes da Campanha SOS o Livro Verde, que foi aprovado, por unanimidade, em sessão plenária, em 13 de outubro de 2023. A indicação surgiu como uma das alternativas e propostas para a preservação e a perenização da Livraria Ao Livro Verde.

"A Livraria Ao Livro Verde é um patrimônio histórico e cultural de Campos dos Goytacazes, de acordo com a Lei Municipal 9.360/23, sancionada pelo prefeito Wladimir Garotinho, ao projeto de lei, aprovado por unanimidade, pela Câmara de Vereadores, de autoria do presidente do Legislativo, Marcos Bacelar", ressalta Lacerda.

O presidente da ACL, Ronaldo Junior, chega a destacar: "Homenagear a Livraria Ao Livro Verde por seus 180 anos é uma forma de resgatar a memória de um patrimônio que não podemos deixar morrer. É uma forma de lançar luz para a necessidade de preservação da história cultural de Campos, o que é um compromisso da ACL."

No momento, a área de Cultura de Campos e a Associação estão trabalhando para encontrar uma solução para preservar a história da livraria, que fechou no ano passado. Uma das propostas é que seu acervo seja instalado no Palácio da Cultura.
Abraço a Ao Livro Verde
Abraço a Ao Livro Verde / Rodrigo Silveira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS