Poeta Ronaldo Junior toma posse como presidente da ACL neste sábado
A partir deste sábado (16), o poeta Ronaldo Júnior será oficialmente o responsável por presidir a Academia Campista de Letras (ACL). Aclamado presidente no dia 18 de dezembro, ele será empossado às 17h, na sede da entidade, situada no Jardim São Benedito. O evento também marcará a posse dos demais diretores, bem como dos membros do conselho fiscal e da assessoria cultural. Durante a cerimônia, haverá uma apresentação lítero-musical do professor e escritor Adriano Moura, membro da ACL, com o cantor e compositor Matheus Nicolau.
Carioca radicado em Campos desde 2005, Ronaldo Júnior completou 28 anos no último dia 6. Ocupante da cadeira de número 7, que tem como patrono o poeta campista Eloy Ornelas, ele é um dos imortais da ACL desde outubro de 2018, chegando agora à presidência.
— Ser empossado presidente me permite olhar em retrospecto para a minha relação com a literatura campista e com a própria ACL, que conheci sob a presidência do meu saudoso professor Hélio Coelho, acadêmico que tenho, sem dúvidas, como referência — afirma Ronaldo. — Também me permite refletir sobre a importância social da Academia. A entidade tem um compromisso que vai muito além de suas atividades internas e da sua participação em eventos, pois precisa tomar posição em prol do nosso patrimônio cultural, dos nossos prédios, livros e instituições. Sua finalidade é a salvaguarda da literatura e, por consequência, da própria cultura campista. Tenho consciência dos desafios da gestão e digo que ela será viabilizada pelo diálogo e pelo respeito à história da instituição, que completa 85 anos neste ano — enfatiza o novo presidente.
Na planície goitacá, Ronaldo Junior também integra a Academia de Letras do Brasil (ALB) seccional Campos e a Academia Pedralva Letras e Artes. Em 2020, ele integrou a primeira gestão da sociedade civil no Conselho Municipal de Cultura, sendo vice do então presidente, o professor e pesquisador Marcelo Sampaio. São experiências que lhe creditam a dirigir a ACL, sucedendo na presidência o advogado e escritor Christiano Fagundes.
— As principais metas da gestão passam por manter as publicações e atividades da ACL, estreitar relações com instituições culturais e de ensino, participar dos principais eventos culturais do município e promover o nome da instituição para além de Campos, por meio da criação de um concurso literário, por exemplo — enfatiza o poeta.
Em 2019, Ronaldo Junior recebeu nota máxima no Prêmio de Incentivo à Publicação Literária, do Governo Federal, com o seu livro “Ideário poético da Independência”. Já no final do ano passado, teve a poesia “Dobradura de poema” reconhecida no 58º Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup), no Paraná, ficando entre as nove premiadas na categoria nacional. No portal Folha1, do Grupo Folha, ele é autor do blog “Extravio”, em que divulga a sua produção literária.
Junto a Ronaldo Junior, a nova diretoria da ACL tem os professores e escritores Adriano Moura e Carlos Augusto Souto de Alencar, eleitos primeiro e segundo vice-presidentes, respectivamente, e Sylvia Paes e Sérgio Arruda de Moura, primeira e segundo secretários; a médica e escritora Vanda Terezinha Vasconcelos, diretora de patrimônio; o historiador Genilson Paes Soares e o advogado Christiano Fagundes, primeiro e segundo tesoureiros.
A nova assessoria cultural da ACL, por sua vez, é formada pelo jornalista e poeta Aluysio Abreu Barbosa, diretor da redação da Folha da Manhã, junto às professoras Ana Raquel Pourbaix e Edinalda Maria Almeida da Silva. Já o conselho fiscal conta com o economista Alcimar Chagas, o advogado Levi Quaresma e o médico e memorialista Welligton Paes, tendo a contista Cândida Albernaz como suplente.