A informação foi confirmada pelo prefeito Wladimir Garotinho, que garantiu o prazo para o início do escoramento do Solar. A ação é emergencial e fundamental para a sobrevida do patrimônio, até seu restauro.
A prefeitura de Campos protocolou junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) um pedido de autorização para realizar o escoramento das partes mais críticas do prédio, e a construção de uma cobertura temporária em toda construção, como forma de tentar conter a ação do tempo e das chuvas, enquanto as obras de restauro não se iniciam.
Segundo fonte do Iphan, o projeto apresenta algumas pendências, mas com chances de aprovação. Finalizando a licitação, o Airizes terá boas chances de sobreviver por mais um tempo.
Leia mais
Além do projeto aprovado via Lei Rouanet, foi assinado em maio do ano passado, um protocolo de intenções entre o município de Campos e a empresa Ferroport, que opera o terminal de exportação de minério de ferro no Porto do Açu, para atuar no Solar.
Solar dos Airizes - Sem passar despercebido por qualquer pessoa que passe pela BR 356 (Rodovia Campos - São João da Barra), o Solar dos Airizes desperta curiosidade; muitas lendas permeiam a construção, sendo a mais conhecida a da Escrava Isaura. Mas gera também desespero em quem se preocupa com a história de Campos.
Paredes caíram, parte da fachada e do interior já não existe, várias portas e janelas em estado precário e o forro de madeira desabou em vários cômodos do Solar, levando a um estado de ruína. A icônica capela que o Airizes abriga também está em estado de deterioração.
Parte de uma das extremidades do prédio (em formato de "U" imperfeito) já foi ao chão.
A prefeitura é a responsável pelo Solar dos Airizes, após decisão do Tribunal Regional Federal (TRF-2), que transitou em julgado em 2020, e condenou o município de Campos a restaurar o Solar de forma emergencial. A ação foi proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), e não cabem mais recursos.
Nas apostas sobre qual patrimônio de Campos será o próximo a deixar de existir, o Solar dos Airizes lidera. Muitos previam que não passaria de 2023. Porém, o resiliente Solar persiste de pé, e esse pode ser um passo importante para que ele continue assim.