Cláudio Castro destaca crescimento do Estado na Caravana Federativa
Rodrigo Gonçalves 28/09/2023 17:25 - Atualizado em 28/09/2023 17:36
Divulgação
O governador Cláudio Castro participou, nesta quinta-feira (28), da abertura da 2ª edição da Caravana Federativa, uma ação desenvolvida pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, representada por André Ceciliano (PT). Vários prefeitos e secretários da região participam do evento, entre eles, o de Campos, Wladimir Garotinho (PP), como mostrou mais cedo (aqui) a Folha 1.
A Caravana, realizada na Expo Mag (antigo Centro de Convenções Sul América), amplia e facilita o acesso dos representantes de municípios a serviços e programas oferecidos pelo governo federal, como Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, e Mais Médicos, entre outros.

Representantes dos 37 ministérios e dos bancos públicos federais atendem em dois dias (quinta e sexta-feira - 28 e 29) os municípios fluminenses. Durante o evento são realizadas palestras para a troca de experiências e melhores práticas entre os entes federados.

Castro destacou a realização da ação no Rio de Janeiro. "Quando o governo federal entende a importância do Rio de Janeiro e a pujança econômica do estado e traz essa caravana, chamando os prefeitos e os secretários estaduais e municipais, vemos a lógica que nós precisamos devolver para o Brasil. Temos que trabalhar juntos", disse o governador.

Cláudio Castro destacou também a força do Rio de Janeiro no cenário nacional, ao lembrar a volta do crescimento do estado.

— Temos que nos orgulhar do nosso estado. Um estado forte economicamente, líder em turismo, líder em produção de aço, o segundo polo automotivo e o segundo maior mercado consumidor do Brasil. Somos responsáveis por 20% de toda a arrecadação federal, contribuindo com R$ 460 bilhões por ano para a União e recebendo de volta cerca de R$ 32 bilhões — enfatizou Castro.

A primeira Caravana foi realizada na Bahia e contou com a participação de representantes de 34 ministérios, além de entidades como a Caixa Econômica Federal, e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para auxiliar prefeitos e gestores municipais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rodrigo Gonçalves

    [email protected]