Bacellar diz que tirou PSD de Wladimir, mas prefeito nega
28/03/2024 | 20h56
Reprodução rede social
A vinda de Rodrigo Bacellar a Campos trouxe a seu grupo político a informação de que o PSD está na relação de partidos disponíveis a seus pré-candidatos na disputa à Câmara. O próprio presidente da Alerj confirmou durante a reunião (aqui) com os aliados na noite desta quarta-feira (27), que vingou o acordo costurado por ele com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), que já vinha sendo especulado desde que os dois se encontram no último dia 7, como mostrou (aqui) o blog Opiniões, do Folha1.
Com isso, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PP), que vinha trabalhando na montagem da nominata do PSD na planície chegou a se reunir com aliados nesta quinta (28) para recalcular a rota e pensar em um possível novo destino para os pré-candidatos que iriam disputar pela sigla, entre eles, o vereador Marquinho do Transporte (ainda no PDT) e Dudu Azevedo, assessor do prefeito e apontado como o principal apoiado por ele à Câmara.
No entanto, já no fim da noite desta quinta, Wladimir afirmou que o presidente estadual do PSD, o deputado federal Pedro Paulo, disse a ele que a informação do partido estar com os Bacellar em Campos "não procede". O blog enviou na manhã desta sexta (29) mensagem a Pedro Paulo e a Eduardo Paes por uma definição, mas ainda não obteve retorno.
Se mantida a articulação de Bacellar, Bruno Vianna que já está no PSD vai tentar voltar à Câmara, e terá possivelmente Maicon Cruz como colega de partido. Os dois foram cassados e afastados recentemente da Câmara, mas estão liberados pelo Tribunal Superior Eleitoral para concorrerem ao pleito de outubro. Outros nomes ainda estão sendo trabalhados, inclusive mais ex-vereadores.

A situação de Caio Vianna, presidente municipal do PSD em Campos e ocupando uma vaga de deputado federal graças ao padrinho Eduardo Paes, ainda é uma incógnita. O acordo entre Bacellar e Paes não o obrigaria ser candidato à Prefeitura de Campos, deixando, supostamente, a decisão na mão dele, apesar de Bacellar não esconder que o nome de Caio, somado a outros na disputa, aumenta as chances da eleição seguir para o segundo turno. Antes adversário, Caio vem se alinhando nos últimos meses ao prefeito Wladimir Garotinho.

O alinhamento de Rodrigo e o prefeito do Rio é apontado como resultado de um movimento na capital que foi noticiado na coluna Ponto Final (aqui), no último dia 9, e que ganhou ainda mais força depois que Paes foi à recente filiação e posse de Bacellar na presidência do União (aqui).

"Paes quer fazer o deputado federal Pedro Paulo (hoje, PSD) vice em sua chapa de reeleição. Que mira em turno único para se lançar candidato a governador em 2026, deixando a Prefeitura do Rio com alguém da sua estrita confiança. Para ampliar seu leque partidário, e como o PT quer sua vice para apoiá-lo, Paes já tentou emplacar Pedro Paulo no PP de Wladimir, sem sucesso. O União de Rodrigo seria não só alternativa, como demonstração de força", noticiou a coluna Ponto Final.

Foi esse o acordo agora supostamente concretizado, se mantendo também a dúvida, até então, em relação a Caio, que já teria se encontrado com Bacellar no Rio e ficou de bater o martelo se vem na disputa à Prefeitura de Campos.
 
 
Compartilhe
Rodrigo Bacellar se reúne em Campos com pré-candidatos do seu grupo
28/03/2024 | 06h53
Um dos homens mais poderosos atualmente na política do estado do Rio de Janeiro, o campista e presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (presidente estadual do União), está em Campos, onde tem se reunido com seu grupo político para traçar estratégicas, principalmente com pré-candidatos à Câmara, como aconteceu na noite dessa quarta-feira (27). A visita a sua cidade natal acontece menos de uma semana após declaração do prefeito Wladimir Garotinho(PP) desafiando Bacellar a lançar seu irmão Marquinho a uma disputa direta à Prefeitura, afirmando que Rodrigo "não tem voto" (aqui) em Campos. A provocação foi feita durante entrevista no Folha no Ar, na Folha FM 98,3, na sexta-feira passada (22).
A visita de Bacellar acontece também em um momento de tensão e mudanças na Câmara após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que cassou seis vereadores em Campos por fraude na cota de gêneros nas eleições de 2020 (aqui). Antes de se reunir com todos os pré-candidatos, ele teve um encontro separado com os cassados Maicon Cruz (sem partido), Rogério Matoso (União) e Bruno Vianna (PSD), além de outros seis vereadores do seu grupo, seu irmão e presidente do Legislativo, Marquinho Bacellar (SD), Fred Machado (Cid), Helinho Nahim (Agir), Igor Pereira (SD), Dandinho de Rio Preto (PSD), Raphael Thuin (PTB). Os Bacellar fizeram questão de mostrar que estão mais unidos do que nunca. "Aqui a parceria é de verdade e estamos juntos em qualquer situação! E vamos em busca de grandes vitórias", escreveu Marquinho em uma foto dos dez, que foi compartilhada por Rodrigo.
Todos eles também participaram da reunião com os demais pré-candidatos, inclusive com a presença do ex-vereador Jorginho Virgilio (DC), que está no grupo dos Bacellar, e foi quem moveu uma das ações que resultou na cassação dos seis parlamentares. Jorginho é apontado como um dos que vai assumir uma das vagas após a retotalização dos votos, prevista para acontecer no próximo dia 4 (aqui).
Outros ex-vereadores que ocuparam cadeiras no mandato passado também estiveram no encontro, assim como nomes conhecidos na política campista, como o ex-vice-prefeito Geraldo Pudim, e novidades como a jornalista Cláudia Eleonora, que recentemente foi desligada da gerência de jornalismo da Record, em Campos. Ela vem sendo avaliada pelo grupo como um reforço importante também à pré-candidatura para a Prefeitura de Campos da delegada Madeleine Dykeman pelo União de Bacellar. 
Rodrigo postou nas redes sociais algumas fotos do encontro e falou da união do seu grupo."A noite desta quarta-feira foi na minha terrinha, Campos dos Goytacazes. Reunião fechada com pré-candidatos do nosso grupo para alinhar estratégias.Mais do que aliados políticos, temos grandes amigos e amigas que estão ao nosso lado em todos os momentos.Uma família que é sinônimo de luta", escreveu.
Reprodução rede social
Compartilhe
Cassação de seis vereadores em pauta no Folha no Ar desta quinta
27/03/2024 | 15h46
Programa começa às 7h
Programa começa às 7h

O advogado Willian Machado é o entrevistado do Folha no Ar, da Folha FM 98,3, desta quinta-feira (28). Atuante na Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime), que resultou na cassação de seis vereadores em Campos, o profissional trará, ao vivo, a partir das 7h, detalhes sobre o processo e da decisão da ministra Isabel Gallotti, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), baseada em fraude relacionada à cota de gênero nas eleições de 2020.

Os próximos passos após a anulação dos votos do PSL, DEM e PSC e a expectativa para o recálculo dos quocientes eleitorais também estarão em destaque no Folha no Ar. Quem saiu e quem assumirá?

Além destas respostas, o advogado falará também sobre as regras para as eleições municipais deste ano e como vê a judicialização das disputas eleitorais.

Em Campos, o pleito nem começou oficialmente e já há impasse para a Justiça decidir. A possível candidatura da ex-prefeita de São João da Barra e deputada estadual, Carla Machado (PT), à Prefeitura campista já esbarra na tese do "prefeito itinerante", o que teria que ser revertido no TSE.

Acompanhe e contribua para a entrevista sintonizando na Folha FM 98,3 ou acesse o site e redes sociais da rádio.
Compartilhe
Assistência em Santo Eduardo entre os temas do Folha no Ar
26/03/2024 | 17h47
O secretário de Desenvolvimento Humano e Social de Campos, Rodrigo Carvalho, é o entrevistado desta quarta-feira (27) do Folha no Ar, da Folha FM 98,3. A partir das 7h, ele comentará, ao vivo, sobre as principais ações da área social do governo Wladimir Garotinho (PP) neste momento de chuvas, principalmente em Santo Eduardo.
O secretário falará também sobre o programa de transferência de renda Cartão Goitacá e outras ações da pasta.
A avaliação do governo Wladimir e o cenário eleitoral com a possibilidade do secretário em disputar à Câmara serão outros temas abordados.
É possível acompanhar e interagir durante a entrevista pela live no Facebook, na página da Folha FM 98,3, além da transmissão pelo rádio.
Compartilhe
Fábio Ribeiro vem ao Folha no Ar para avaliar Obras e cenário eleitoral
14/03/2024 | 15h59
Quem fecha a semana de entrevistas do Folha no Ar, nesta sexta-feira (15), é o secretário de Obras e Infraestrutura de Campos, Fábio Ribeiro (PSD a caminho do PP). Prestes a voltar à Câmara, o vereador, que se licenciou para assumir a secretaria, tem seu retorno dado como certo ao Legislativo, onde tentará a reeleição. Por lá, o nome dele é sempre citado com recordações feitas a sua presidência na Casa e com críticas da oposição.
A partir das 7h, ele estará, ao vivo, no programa da Folha FM 98.3, fazendo um balanço dos 14 meses que está à frente da secretaria de Obras. Também falará sobre novas intervenções da pasta previstas para este ano, algumas dela anunciadas em comemoração ao aniversário de Campos.
À frente de uma das pastas mais importantes do prefeito Wladimir Garotinho (PP), Fábio avaliará o governo e o cenário eleitoral deste ano, com o desafio das nominatas e a projeção ao Legislativo e Executivo.
Para acompanhar o programa é só sintonizar na Folha FM 98.3 ou acessar o site e as redes sociais da rádio.
Compartilhe
Cursos na Igualdade Racial e racismo estrutural na pauta do Folha no Ar
13/03/2024 | 18h37
O Folha no Ar desta quinta-feira (13) receberá o subsecretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos de Campos, Gilberto Coutinho, mais conhecido como Totinho Capoeira.
Entre os assuntos abordados na Folha FM 98.3, a partir das 7h, estarão as oportunidades no pré-vestibular social Norma Brito e nos cursos profissionalizantes de renda rápida na área da beleza e estética, cujas inscrições estão abertas; além da mais recente polêmica envolvendo o Big Brother Brasil com denúncias de racismo.
Totinho também vai falar sobre a retomada de políticas nacionais voltadas à Igualdade Racial e Direitos Humanos, no governo do presidente Lula, e o cenário eleitoral local.

O Folha no Ar pode ser acompanhado, ao vivo, não só na Folha FM 98.3, mas também no site e redes sociais da rádio.
Compartilhe
Regras do TSE às eleições e alerta sobre uso de IA entre os temas do Folha no Ar
12/03/2024 | 18h05
José Paes Neto nesta quarta-feira (12) no Folha no Ar
José Paes Neto nesta quarta-feira (12) no Folha no Ar / Arte: Eliabe Souza
O Folha no Ar desta quarta-feira (13) vai falar sobre as regras divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as disputas municipais deste ano, principalmente em relação às normas sobre o uso de inteligência artificial e à responsabilidade de plataformas digitais sobre o conteúdo publicado, entre outros pontos. A partir das 7h, o advogado e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), José Paes Neto, estará, ao vivo, a partir das 7h, participando do programa da Folha FM 98,3.

Entre as regras anunciadas, está a proibição de uso de deepfake na criação de conteúdo falso ou difamatório. Por meio dessa técnica, é possível criar fotos, vídeos e áudios sintéticos que são facilmente confundidos com conteúdo legítimo. Candidatos e partidos também precisam identificar expressamente materiais feitos por IA. Outra novidade é a restrição ao uso de robôs e avatares na campanha para intermediar o contato com os eleitores ou para simular diálogos com os próprios candidatos.

José Paes vai avaliar as regras e as vantagens e desvantagens da IA nas campanhas eleitorais. Aproveitará, ainda, para fazer um balanço do evento que participou na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta semana, sobre Direito Eleitoral, realizado em parceria com a Advocacia-Geral da União (AGU). Um dos temas centrais foi a IA.

O advogado comentará sobre o cenário eleitoral em Campos, que já é marcado por um impasse jurídico envolvendo a possível candidatura de Carla Machado (PT). Toda a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF) diz que Carla, por já ter sido reeleita prefeita de SJB em 2020, não pode ser candidata a prefeita três vezes seguidas em 2024.

Para conferir a entrevista, basta sintonizar na Folha FM 98,3 ou acessar o site e as redes sociais da rádio.
Compartilhe
Bacellar recebe Geane e outros prefeitos que vão ao União junto com ele; vídeo
11/03/2024 | 18h28
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o campista Rodrigo Bacellar, recebeu um grupo de prefeitos e outras lideranças do estado, nesta segunda-feira (11), para acertar detalhes da filiação oficial ao União Brasil, que será na próxima quinta-feira (14), no centro de convenções Expomag, na Cidade Nova, com a presença da grande cúpula da sigla e outros políticos do cenário nacional (aqui). Entre os prefeitos da região, já é certa a filiação de Geane Vincler, prefeita de Cardoso Moreira, que tentará a reeleição.
Além de atender aos prefeitos, Rodrigo também arrumou um tempo, entre um compromisso e outro, para receber vereadores da oposição de Campos, entre eles o seu irmão e presidente da Câmara, Marquinho Bacellar (SD). Os parlamentares campistas acompanharam o evento “AGU, Justiça Eleitoral e Democracia” ciclo de debates sobre Direito Eleitoral, realizado pela Procuradoria da Alerj em parceria com a Advocacia-Geral da União (AGU). Mas, claro, que esse não foi o único compromisso, já que a expectativa é de que depois de quinta, Bacellar, que assumirá também a presidência estadual do União, passe a se dedicar um pouco mais às nominatas, inclusive da sua cidade natal.
Sobre o encontro, ao lado do deputado federal Murillo Gouvêa (União) e deputado estadual Márcio Canella, um dos vice-presidente nacional e vice-presidente do diretório estadual do União, no Rio de Janeiro, Rodrigo postou nas redes sociais fotos e vídeos com os prefeitos que vão se filiar na quinta junto com ele. “Recebemos hoje diversos prefeitos e lideranças do nosso Estado. Seguimos trabalhando em sintonia com os municípios e de portas abertas”, postou Bacellar, sem mencionar qualquer questão partidária.
Além Geane, única representante até então do Norte Fluminense, também estiveram presentes no encontro três prefeitos do Noroeste, sendo Alfredão, de Itaperuna; Ronald Moreira, o Roninho, de Aperibé; e Heriberto Pereira, de Itoacara. Mesmo sem estar presente na reunião desta segunda, a prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, é outro nome cogitado para a filiação (aqui).
Reprodução rede social
A prefeita de Cardoso Moreira confirmou que estará no evento desta na quinta. “Minha filiação será junto com a do presidente Rodrigo e outros vários prefeitos de todas regiões do estado”, disse Geane ao blog, complementando uma postagem que fez mais cedo sobre o encontro. “Participei de uma importante agenda com meu amigo e presidente da Alerj, deputado estadual Rodrigo Bacellar. Em pauta, o desenvolvimento da nossa região e a melhoria da qualidade de vida da população fluminense. O encontro contou com a presença de 12 prefeitos, demonstrando a nossa união em prol de um estado cada vez mais forte”, escreveu.
Geane recentemente também fez uma postagem ao lado do prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, que é o coordenador regional do PP (aqui). Havia a possibilidade de ela ir ao Progressistas, mas a escolha foi o União. “Não fiz nada nas costas dele (Wladimir), conversei antes. A pessoa escolhida para ser meu vice mais e dois vereadores vão para o PP”, afirmou.
No fim do mês passado, se referindo a Wladimir, “como grande liderança política do nosso estado”, a prefeita de Cardoso Moreira comemorou a notícia de PP vai apoiá-la na busca pela reeleição.
Grande festa com grandes nomes
Segundo a colunista Berenice Seara, do site Tempo Real, além do novo presidente do União, Antônio Rueda, a festa de filiação de Bacellar será bastante concorrida. Nomes da direita e da esquerda foram convidados. São esperados o governador Cláudio Castro (PL), o secretário nacional de Assuntos Federativos, André Ceciliano, e os Carlos Portinho e Romário, ambos do PL, além dos presidentes do PP, Doutor Luizinho; do PL, Altineu Côrtes; do Solidariedade, Áureo Ribeiro. Outros deputados federais do Rio e de vários estados devem desembarcar na Cidade Maravilhosa.
Veja o vídeo:
Compartilhe
Wladimir recebe resultado negativo após suspeita de câncer; vídeo
07/03/2024 | 14h04
O prefeito Wladimir Garotinho (PP) gravou, na tarde desta quinta-feira (7), um vídeo informando que recebeu resultados de exames que descartaram uma suspeita inicial de que ele estaria com linfoma, uma espécie de câncer. Emocionado e com uma música gospel ao fundo, ele agradeceu a Deus o que chamou de livramento, mas disse que está com uma infecção que precisará ser tratada. Ele viajou junto com a esposa Tassiana Oliveira para a realização de exames complementares, inclusive a biópsia que descartou o linfoma.
— Agradecer o livramento na minha vida. Eu estou gravando apenas porque a notícia pode correr de maneira errada e até o dia de hoje, muito poucas pessoas sabiam do que tinha acontecido. Na sexta-feira passada, eu fiz um exame e o resultado da imagem do exame, feito em Campos, apontava para um possível diagnóstico de linfoma, que é um câncer no sistema linfático. Na hora bate o pânico, na hora bate o desespero e poucas pessoas souberam desse resultado. Eu teria que fazer outros exames para fechar o diagnóstico e para isso, eu tive que ficar internado e eu não quis me internar em Campos porque eu não queria alardear (...) Como pessoa pública, eu tive essa preocupação. Então eu saí de Campos para me internar e fazer os exames que eram necessários. Não que Campos não tenha profissional competente para isso, muito pelo contrário, tem muitos profissionais competentes, mas foi apenas para não correr a informação. Fiz os exames necessários, fiz a biópsia e acabo de receber a notícia que não é o linfoma. É uma infecção, uma doença infecciosa totalmente benigna, mas que a imagem inicial parecia ser um linfoma — falou o prefeito no vídeo, sem detalhar em que cidade fez os exames.
Além da primeira-dama, o prefeito, que está em Brasília, contou com a companhia do médico Marcos Gonçalves, o Maninho, nos exames fora de Campos. “Agradecer, em especial, às poucas pessoas que sabiam disso, que oraram por mim, que estiveram comigo, ao Maninho, médico, meu amigo, que é subsecretário de Saúde, que me acompanhou na viagem, nos exames, chorou comigo, sofreu comigo e a minha esposa Tassiana, que também me acompanhou, chorou e sofreu junto comigo. Então, obrigado, Senhor, por cuidar da minha vida. Obrigado pelo livramento”, completou.
Ao blog, o prefeito disse que passado o suto, está mais tranquilo porque a infecção é de tratamento fácil.
Veja o vídeo: 
Compartilhe
Bacellar entra com queixa-crime e Garotinho diz falar a verdade
06/03/2024 | 18h42
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União), apresentou uma queixa-crime na 3ª Vara Criminal de Campos, nessa terça-feira (5), contra o ex-governador do Rio Anthony Garotinho. A informação foi veiculada pelo blog do Ancelmo Gois, em O Globo, e confirmada à Folha pelo próprio Garotinho que disse, por meio de nota, se tratar de “mera formalidade da lei e que apresentará defesa demonstrando a verdade dos fatos”.
A Folha também procurou por Rodrigo Bacellar, por meio de sua assessoria, para buscar mais detalhes sobre a queixa-crime, mas ainda não obteve retorno. No entanto, no blog do Ancelmo Gois consta que o embate judicial acontece após Bacellar acusar Garotinho de ter cometido os crimes de calúnia e difamação por conta de postagens feitas nas redes sociais.
Segundo o jornalista, em um dos casos, Garotinho fez insinuações sobre o patrimônio financeiro de Bacellar e seus irmãos, dizendo que a família fez crescer seus bens "com dinheiro público”.
Além de ter dito que o recebimento da queixa-crime se trata de uma mera formalidade, a nota enviada por Garotinho relembra denúncias feitas por ele a outros políticos. “Assim com o ex-governador Anthony Garotinho denunciou e comprovou o enriquecimento ilícito do Sérgio Cabral e outros que acabaram presos, demonstrará nos autos o aumento astronômico do patrimônio do Dep. Rodrigo Bacellar e família”, conclui a nota.
A Folha também entrou em contato com a assessoria do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro por mais informações sobre a queixa-crime na 3ª Vara Criminal de Campos e também espera uma resposta.
Desde o ano passado, publicações feitas por Garotinho contra Rodrigo Bacellar e seus familiares vem causando embates não só na Justiça.
Em 25 agosto de 2023, a juíza Flavia Fernandes de Melo Balieiro Diniz, da 46ª Vara Cível da Comarca da Capital (TJRJ), chegou a determinar que Anthony (aqui) retirasse das redes sociais todas as publicações referentes ao presidente da Alerj e o clã Bacellar, o proibindo, ainda, a fazer novas publicações, sob pena de multa de R$ 100 mil por cada vez que a determinação fosse descumprida. Entretanto, em 16 de outubro, Graotinho conseguiu uma liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) suspendendo os efeitos de uma ordem. Na liminar concedida, o ministro Edson Fachin considerou que a decisão anterior violou o direito à liberdade de expressão (aqui).
Compartilhe
Sobre o autor

Rodrigo Gonçalves

[email protected]

Arquivos