Wladimir do diálogo no DF e RJ à aprovação do seu governo
Rodrigo Gonçalves - Atualizado em 26/08/2023 08:20
Ponto Final
Ponto Final / Ilustração
Agendas do PT ao PL
Muito bem avaliado em mais uma pesquisa, como mostra reportagem da página 5 da edição da Folha deste sábado e o Blog Opiniões (aqui), o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PP), é apontado por aliados e também por adversários pelo seu poder de articulação, principalmente em Brasília, onde, como deputado federal, fez amigos. Em busca de investimentos na Saúde e também na duplicação de mais um trecho urbano da BR 101, além de articulações políticas, o prefeito desembarcou mais uma vez na capital federal para cumprir uma série de agendas nessas quarta e quinta. Dialogou tanto com políticos ligados diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Pregando diálogo
O primeiro encontro no DF foi com o secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano, e o deputado federal Lindbergh Farias, ambos do PT. O partido é o único que já sinalizou uma possível candidatura à disputa direta com Wladimir em 2024, que teria no cenário, inicialmente, o professor Jefferson Manhães, atual reitor do IFF. Wladimir postou um vídeo com os dois. “Eles estão abrindo as portas aqui dos ministérios para mim, para que a gente consiga benefício para o povo de Campos. Obrigado, Lindbergh, pela sua disposição. Obrigado, meu amigo André. É assim que se faz política, dialogando com todo mundo”, destacou Wladimir.
Apoio para agendas
O petista Lindbergh também falou rapidamente sobre o apoio. “Conte com a gente aqui em Brasília, viu?”, disse o deputado, com a concordância de Ceciliano. Outro aliado de Lula que também deu força a Wladimir na agenda foi o ex-deputado federal e médico campista Chico D’Angelo (PDT), que está no Ministério da Saúde. “Depois de uma recepção e atendimento de primeira no Ministério da Saúde, repasso meu botton com prazer para nosso conterrâneo Chico D’Angelo, que está trabalhando por aqui na assessoria institucional. Muitas novidades estão por vir! Seguimos em frente, construindo pontes e abrindo caminho”, disse o prefeito.
Demandas
No Ministério da Saúde, o prefeito tratou sobre a implantação do Centro de Reabilitação Regional, com financiamentos e habilitação de novos serviços que hoje são custeados pela Prefeitura e, segundo ele, passarão a ser custeados pelo SUS. Já no Dnit e no Ministério de Infraestrutura, o assunto foi a duplicação do trecho urbano da BR 101, entre o Shopping Boulevard e a avenida Alberto Torres, e patrimônios da União que podem ser úteis à Prefeitura, como linhas férreas, estações e pátios. Nessa quinta, encerrando os compromissos no DF, ele esteve no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, com o objetivo de entender como funciona.
No Senado
Acompanhado pelo seu líder de governo na Câmara, Álvaro Oliveira, e pelo chefe de Gabinete, Thiago Ferrugem, Wladimir esteve também com os senadores Flávio Bolsonaro e Carlos Portinho, ambos do PL, que protocolaram uma emenda no Projeto de Lei 2492/2019 para incluir os municípios do Norte e Noroeste Fluminense na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, como mostra reportagem na página 11 da Folha deste sábado. O projeto de lei de autoria do próprio Wladimir, quando deputado federal, foi aprovado na Câmara dos Deputados. “Essa medida é a virada de chave para o agronegócio da região, sendo uma pauta suprapartidária”, comentou Wladimir.
No Rio
Antes de ter ido à capital federal, os compromissos de Wladimir começaram na terça-feira (22), no Rio, com o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, onde Wladimir conseguiu um novo cofinanciamento para manutenção dos leitos de Terapia Intensiva (UTI). “A saúde do município está avançando muito, pois o secretário de Saúde Dr. Luizinho e o governador Cláudio Castro estão sensíveis à nossa cidade e a toda região, pois, como o secretário mesmo disse, Campos é o polo regional de saúde”, afirmou Wladimir, que comemorou o início, nesta semana, das obras da Clínica Regional de Hemodiálise Amigos do Rim Francisco Paes Filho, no HGG, com previsão de ficar pronta em 12 meses.
Pesquisa
O prefeito também festejou, nas redes sociais, os números da pesquisa Iguape, cuja prévia tinha sido adiantada pelo Blog Opiniões da Folha 1 (aqui). Usando um gráfico feito pela Folha e publicado no Blog, ele postou: “Fico honrado com a confiança de cerca de 75% da população de Campos. Trabalho muito e me dedico pela cidade que tanto amo. Esses números mostram que o caminho que escolhemos trilhar foi acertado: ao lado da população, sem falsas promessas e com muitas entregas, que muitos até duvidavam que fossem possíveis (...) Mas faço um alerta que, em hipótese alguma, números favoráveis irão gerar acomodação em mim e na equipe, queremos fazer mais e melhor”.
“Alma lavada”
E por falar em comemoração, o ex-prefeito de Campos, Alexandre Mocaiber disse estar com a “alma lavada” ao receber mais uma decisão favorável a ele referente à operação Telhado de Vidro (aqui). Por prescrição da pena, o juiz da 3ª Vara Criminal de Campos, Glaucenir Oliveira, extinguiu e arquivou o processo contra o ex-prefeito, que apontava possíveis crimes relacionados a uso indevido de recursos relativos ao Programa Saúde da Família (PSF) na contratação de shows, o que já tinha sido descartado pela Justiça Federal. A operação realizada em 2008 teve repercussão nacional, com a prisão de pessoas de destaque no governo Mocaiber, que foram transportadas para a capital em um avião da PF.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rodrigo Gonçalves

    [email protected]