Com previsão de chuva no fim de semana, prefeitura suspende obra de drenagem na Pelinca
Dora Paula Paes 25/08/2023 17:18 - Atualizado em 26/08/2023 08:15
Intervenção na avenida Pelinca
Intervenção na avenida Pelinca / Foto: Rodrigo Silveira
Após onda de calor em Campos, com termômetros com marca de 41ºC, nos últimos três dias, principalmente, na quinta-feira (24), a previsão é de fim de semana com chuva. Inclusive, segundo informação da secretaria municipal de Obras e Infraestrutura, a obra para desobstrução e reparos do sistema de drenagem para diminuir os alagamentos na região da Pelinca ficará suspensa em decorrência da mudança do tempo.

A previsão é que a temperatura despenca até 10ºC no estado do Rio de Janeiro, com a chegada de frente fria, e permaneça com máximas abaixo dos 25°C no fim de semana. O Metsul Meteorologia informa que o sábado (26) e domingo (27) serão marcados por muita névoa e chuva, principalmente, na capital fluminense.

Obra em galerias - O secretário de Obras e Infraestrutura Fábio Ribeiro explica que pelo fato das caixas subterrâneas de coleta das águas estarem com muito material da escavação em seu entorno, as mesmas serão tampadas para evitar que as águas façam o carreamento dos detritos para dentro das redes de galerias e causem assoreamento no sistema.


“As equipes vão trabalhar até o final desta sexta-feira (25) mas, por medida preventiva, em razão da previsão das chuvas, vamos fechar as caixas de captação das águas para evitar que o material seja carreado para dentro da rede e cause novas obstruções. Os pontos escavados vão receber aterro que ficará nivelado com a pista para que o tráfego seja liberado, mas não será asfaltado, porque os trabalhos serão retomados assim que passar o período chuvoso”, explica o Secretário Fábio Ribeiro.

Além das intervenções que as equipes de manutenção realizam na rede pluvial na Pelinca, também foi retirada a adução irregular de esgoto sanitário encontrada na galeria pluvial que contribui para causar obstruções no sistema e que resulta em alagamentos nas ruas por ocasião das chuvas, conforme informa Fábio Ribeiro que acrescenta:

“Além das intervenções diretamente no sistema de drenagem no bairro para solucionar os problemas com alagamento, atuamos antes na dragagem de manutenção no Canal do Queimado que recebe todo volume de água da região da Pelinca e parte do Parque Tamandaré e deságua no Canal Campos-Macaé”, acrescentou Fábio Ribeiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS