Evento em Lagoa de Cima é reconhecido pela Associação Mundial de Natação em Águas Abertas
O esporte campista obteve nesta semana um feito a ser destacado. Comunidade voltada à valorização, divulgação e promoção das maratonas aquáticas a nível internacional, a Associação Mundial de Natação em Águas Abertas emitiu um certificado de reconhecimento ao Lagoa de Cima Swim Challenges. A chancela representa um ganho em importância para o evento, com potencial de internacionalização.
Realizado no balneário que lhe empresta o nome, em Campos, o Lagoa de Cima Swim Challenges já promoveu desafios em várias distâncias desde a sua criação, no ano passado. O recorde em extensão é do guarda-vidas campista Alexander Sant'Ana, primeiro maratonista aquático a nadar 20 quilômetros na lagoa, em novembro. Na ocasião, ele registrou o tempo de sete horas, 14 minutos e 41 milésimos.
Referência na divulgação das maratonas aquáticas, o site da Associação Mundial de Natação em Águas Abertas (WOWSA na sigla em inglês) agora tem uma página do Lagoa de Cima Swim Challenges. Nela, são mencionadas as atuais distâncias oficiais do evento (três, cinco e 13 quilômetros), bem como a temperatura da água (30ºC a 35ºC no verão e 20ºC e 24ºC no inverno).
— Desconecte-se da correria do dia a dia e experimente nadar em uma lagoa de água doce, aproveitando esse lugar mágico, lindo e inspirador para atingir seus objetivos como atleta — convida o texto no site da entidade. A página destaca que é necessário ter experiência avançada para participar dos desafios.