Voos e check-ins do aeroporto em Campos são afetados pelo apagão global
Yasmim Lima 19/07/2024 17:18 - Atualizado em 19/07/2024 17:59
Área de check-in do Aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos
Área de check-in do Aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos / Foto: Arquivo Folha da Manhã
O apagão cibernético que ocorreu na manhã desta sexta-feira (19) ao redor do mundo afetou momentaneamente os sistemas de companhias aéreas do aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos. Os check-ins tiveram que ser feitos a mão. Alguns voos com destino a Campinas, em São Paulo, que são operados pela Azul, tiveram atrasos de 30 minutos. Os sistemas do aeroporto já foram normalizados.
De acordo com a Infra Operações Aeroportuárias, que administra o terminal, apesar dos reflexos, nenhum voo foi cancelado no aeroporto e nem no heliporto do Farol de São Tomé.
“Apesar do apagão cibernético global, não houve nenhum cancelamento de pousos e decolagens do aeroporto e do heliporto de Campos. Os sistemas das companhias aéreas foram afetados momentaneamente e as companhias aéreas precisaram realizar o check-in de passageiros manualmente na parte da manhã desta sexta-feira. O voo de Campos para Campinas, operado pela Azul Linhas Aéreas, teve um atraso de 30 minutos. Todo o sistema já está normalizado”, disse a nota.
A empresa Azul informou que a intercorrência ocorreu em diversos setores e que houve atraso em alguns voos. Os clientes que foram afetados estão sendo orientados pela empresa.
“Ocorreu uma intermitência massiva em sistemas globais de Tecnologia da Informação e gerou impacto diretamente em sistemas de diversos setores, inclusive na operação da aviação mundial. Nesta manhã, a Companhia registrou atrasos pontuais em parte de seus voos. Os Clientes afetados estão recebendo toda a assistência necessária. A orientação é que os clientes que possuem voo nesta sexta-feira verifiquem o status da sua reserva antes de se dirigir ao aeroporto. Os canais digitais já estão disponíveis novamente, e a Companhia recomenda priorizar o uso do aplicativo para efetuar check-in, além de chegar com maior antecedência ao aeroporto para embarque. A Azul lamenta eventuais transtornos causados”, disse a Azul.
Apagão global
O apagão global, além de causar atrasos em voos, afetou serviços bancários e de comunicação. O problema estaria relacionado aos sistemas que utilizam Windows na empresa Crowdstrike, que é fornecedora de serviços de segurança digital. Em alguns países as companhias aéreas paralisaram os voos, houve intercorrências nas operações da Bolsa de Valores e as emissoras saíram do ar. Já no Brasil, as reclamações foram por conta dos aplicativos de bancos que ficaram fora do ar.
A Microsoft confirmou que o problema teve origem em sistemas do Windows devido a "uma atualização de uma plataforma de software de terceiros". Ainda segundo a empresa a falha já foi resolvida, mas que problemas residuais ainda podem ocorrer. Não há indícios que seja relacionado a um ataque de hacker.
Supremo Tribunal Federal
O STF confirmou que também foi afetado pelo apagão que derrubou sistemas de informática em todo o mundo nesta sexta-feira (19). De acordo com informações da Agência Brasil, a interrupção dos serviços eletrônicos ocorreu durante a madrugada de hoje. Por volta das 7h, o site do Supremo foi restabelecido, e os sistemas judiciais foram retomados. 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS