Primeiro jogo entre Brasil e Inglaterra teve gols de dois campistas, em 1956
23/03/2024 | 11h23
Seleção Brasileira no estádio de Wembley em 1956. Paulinho é o primeiro agachado, e Didi, o quarto
Seleção Brasileira no estádio de Wembley em 1956. Paulinho é o primeiro agachado, e Didi, o quarto / Foto: Reprodução/Old Football Photos
As seleções masculinas de futebol de Brasil e Inglaterra se enfrentam neste sábado (23), às 16h (de Brasília), pela 27ª vez na história. Será na Grande Londres, em amistoso que abre o atual período de Datas Fifa. O que pouca gente sabe — ou ao menos lembra — é que o primeiro encontro de brasileiros e ingleses teve dois campistas em campo, ambos balançando a rede, há 68 anos. Ali, Paulinho Almeida e Didi deixavam os seus nomes marcados na história de um confronto envolvendo dois países que revolucionaram o futebol.
O fato ocorreu no dia 9 de maio de 1956, no mítico estádio de Wembley, que, embora tenha sido demolido em 2003, ficava no mesmo local e emprestou seu nome ao palco do amistoso deste sábado. Naquela ocasião, a Seleção Brasileira fechava a sua primeira excursão à Europa para amistosos.
— A excursão ocorreu em abril e maio, e constou de sete jogos, com três vitórias, dois empates e duas derrotas — recorda o jornalista campista Péris Ribeiro, na época um pré-adolescente de 11 anos. 
Então estudante do Liceu de Humanidades de Campos, Péris Ribeiro deixou a escola apressado e pegou dois bondes para chegar à casa a tempo de ouvir Inglaterra x Brasil. Num tempo em que o rádio dominava a audiência em eventos esportivos, a emissora Continental, do Rio de Janeiro, enviou o narrador Waldir Amaral a Londres para transmitir a partida. Foi por intermédio da voz de Waldir que Péris acompanhou o que acontecia em Wembley.
Desde o dia 8 de abril, o Brasil já havia vencido Portugal, empatado com a Suíça, superado a Áustria, ficado na igualdade com a Thecoslováquia, perdido para a Itália e derrotado a Turquia, respectivamente. Diante dos ingleses, um revés brasileiro já estava desenhado desde os seis minutos de jogo, pois Tommy Taylor abriu o placar aos três, e Colin Grainger ampliou logo em seguida. Acontece que o escrete canarinho tinha nomes de respeito, como Gilmar, Djalma Santos, Pavão, Nilton Santos, Dequinha, Paulinho Almeida e, especialmente, o seu camisa 10: Didi.
Apesar do início ruim, o Brasil reagiu no início do segundo tempo. E a reação foi protagonizada por dois jogadores nascidos na mesma cidade, começando por Paulinho Almeida. Ainda com 22 anos, o jovem atacante campista tinha no currículo os feitos de ter dado ao Flamengo o bicampeonato carioca em 1954, fazendo o gol do título contra o Vasco, e de ter sido o artilheiro na campanha do tri de 1955. No amistoso em Londres, Paulinho anotou o seu único gol pela Seleção Brasileira, descontando aos oito minutos da etapa complementar. Apenas dois minutos se passaram até Didi, outro campista, fazer 2 a 2. Então atleta do Fluminense, o meia já ostentava um futebol que, dois anos mais tarde, lhe daria o prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo de 1958, a primeira vencida pelo Brasil.
Voltando a Wembley, pouco adiantaram os gols de Paulinho e Didi. Jogando em casa, os ingleses acabaram vencendo por 4 a 2. John Atyeo e Roger Byrne ainda desperdiçaram dois pênaltis — um deles cometido por Didi, mas ambos defendidos por Gilmar — antes de Tommy Taylor e Colin Grainger marcarem mais uma vez, cada. Ainda assim, tratou-se de um jogo histórico para o futebol brasileiro.
Em junho de 1957 — portanto, pouco mais de um ano depois —, dois jogadores campistas voltaram a balançar a rede pela Seleção em um só jogo. Novamente, Didi foi um deles, dessa vez contando com o auxílio do ponta-esquerta Tite, do Santos, para garantir a vitória por 2 a 1 sobre Portugal. Ocorrido no Maracanã, o confronto teve caráter amistoso e fez parte da programação pela visita do então presidente português, Francisco Craveiro Lopes, ao Brasil.
Compartilhe
Comitê organizador da campanha SOS Ao Livro Verde solicita reunião com Wladimir
21/03/2024 | 17h41
Histórica livraria fechou as portas em novembro de 2023
Histórica livraria fechou as portas em novembro de 2023 / Foto: Rodrigo Silveira
Campos ainda pode voltar a ter a livraria mais antiga do Brasil em funcionamento. Pelo menos é nisso que acreditam alguns membros da campanha SOS Ao Livro Verde, encabeçada pelo jornalista Aldefran de Lacerda. Nesta quinta-feira (21), um ofício foi enviado ao prefeito Wladimir Garotinho solicitando uma reunião com o comitê organizador da campanha, em caráter urgente e prioritário, para tratar do relatório final da comissão mista sobre o tema. Apresentado na Câmara Municipal em 10 de outubro do ano passado, o documento sugere medidas originalmente voltadas a evitar o fechamento da livraria, mas que agora podem servir para a sua reabertura.
Ao todo, são 19 as propostas da comissão mista. Uma delas é a desapropriação dos dois imóveis que formam o prédio onde funcionava a Ao Livro Verde, na rua Governador Teotônio Ferreira de Araújo, evitando que um dia venham a ser demolidos ou abandonados. Outro passo considerado importante é a criação da Casa de Cultura Livraria Ao Livro Verde, que funcionaria no próprio local, como um marco da revitalização do Centro Histórico de Campos. Nesse equipamento, haveria espaço para a manutenção de uma livraria, bem como áreas para venda de artesanato e souvenirs, exposições artísticas, pesquisas, cursos, exibição de filmes, cyber café e praça de alimentação, esta priorizando comidas campistas.
Fundada em 1884, a Ao Livro Verde fechou as portas em novembro do ano passado. Em pedido de autofalência feito à Justiça no final de maio, foi relatado que as dívidas da livraria totalizavam R$ 1.886.264,91. Colaboraram para o acúmulo de débitos fatores como a pandemia da Covid-19, o esvaziamento do Centro de Campos nos últimos anos e a consequente queda nas vendas — não apenas de livros, mas também de materiais escolares.
Desde julho, a campanha que tentou evitar o fechamento da livraria Verde ganhou apoio de mais de 60 entidades, entre elas a Academia Brasileira de Letras (ABL), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e as associações Estadual e Nacional de Livrarias (AEL e ANL, respectivamente). Um abaixo-assinado on-line da SOS Ao Livro Verde (aqui) conta com mais de 2.100 assinaturas.
Compartilhe
Prédio do Grande Hotel Gaspar é cotado para sediar órgão da Prefeitura
16/03/2024 | 11h45
Prédio do Grande Hotel Gaspar
Prédio do Grande Hotel Gaspar / Foto: Genilson Pessanha
O prédio em que funcionou o Grande Hotel Gaspar, na praça do Santíssimo Salvador, está sendo avaliado para sediar uma secretaria da Prefeitura de Campos. Durante esta semana, a secretária e o subsecretário de Turismo, Patrícia Cordeiro e Edvar Júnior, inclusive visitaram o prédio junto a arquitetos da secretaria de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente. O bom estado da edificação e a sua importância são dois fatores que favorecem a possibilidade de levar um órgão público para o local, funcionando como um marco simbólico para o projeto de revitalização do Centro Histórico.
Construído por volta de 1830, o prédio em questão, originalmente, foi a residência do fazendeiro José Gomes da Fonseca Paraíba, 40º provedor da Santa Casa de Misericórdia de Campos e fundador do Recolhimento das Expostas no Asilo da Lapa. Reformado em torno de 1840, o imóvel chegou a ser especulado como local para receber o então imperador Dom Pedro II durante visita a Campos, mas este acabou se hospedando na casa do Barão de Muriaé, onde hoje está sediado o Corpo de Bombeiros.
Após a morte de José Paraíba, sua casa foi integrada aos bens da Santa Casa e posteriormente vendida pela sua segunda esposa, Izabel Maria Pessanha, para o português Gaspar Cardoso, em 1883. Este fez do prédio um hotel, cujo salão nobre recebeu reuniões de campistas adeptos à proclamação da República. Em 1891, o renomado maestro e compositor Carlos Gomes se hospedou no local. Outro hóspede ilustre foi o escritor Mário de Andrade, em 1935, quando o Hotel Gaspar já era apontado como o mais luxuoso da região. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural em 1987, o prédio se encontra fechado desde 2013. Reformas realizadas durante os quase 200 anos de existência tornaram eclética a sua arquitetura.
Compartilhe
Ferj confirma licenciamento do Goytacaz
15/03/2024 | 16h28
Agora é oficial: o Goytacaz não disputará competições oficiais nesta temporada. Terminou nessa quinta-feira (14) o prazo dado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) para que o clube repensasse um pedido de licenciamento feito na última semana. Como o Goyta não voltou atrás, o pedido foi acatado na tarde desta sexta (15). Com isso, o alvianil está automaticamente rebaixado à quarta divisão (Série B2) do Campeonato Estadual, assim como aconteceu com o Barra da Tijuca, também licenciado.
No dia 23 de fevereiro, o Goytacaz chegou a divulgar uma nota oficial em que anunciava a decisão de se licenciar da Série B1 e da Copa Rio neste ano. Na nota, o clube reclamou da arbitragem em competições estaduais e criticou o fato de apenas um clube conquistar o acesso, tanto da terceira para a segunda quanto da segunda para a primeira divisão do Estadual. Também mencionou altos gastos, falta de apoio do poder público municipal e ausência de investidores.
Na prática, o pedido de licenciamento não foi oficializado em fevereiro, mas acabou formalizado no início deste mês. Embora a Ferj tenha feito ponderações e dado ao Goytacaz a possibilidade de voltar atrás, o clube manteve a medida, especialmente devido às dificuldades financeiras.
A aprovação do licenciamento prevê que o Goyta volte às competições em 2025. Se confirmado o retorno na próxima temporada, será a segunda vez do clube na quarta divisão em 112 anos de história, repetindo 2022, quando jogou a Série B2 e conquistou o acesso à B1.
Compartilhe
Palinha Olivério é o novo técnico do Americano
14/03/2024 | 14h38
Treinador assinou contrato e foi anunciado nesta quinta-feira
Treinador assinou contrato e foi anunciado nesta quinta-feira / Foto: Divulgação/Americano
O Americano levou menos de 24 horas para definir o seu novo treinador. Um dia após a oficialização da saída de Anderson Florentino, que rescindiu contrato devido a problemas familiares, o elenco profissional alvinegro já tem como técnico Palinha Olivério, que no início desta temporada comandou o Operário do Amazonas. O profissional já chegou ao Centro de Treinamento Eduardo Viana e assinou contrato nesta quinta-feira (14).
Gaúcho de Porto Alegre, Palinha tem 58 anos e treinou o Operário-AM por sete partidas, sendo demitido na última segunda-feira (11). Sob seu comando, o clube teve apenas uma vitória, um empate e cinco derrotas, ocupando atualmente a zona de rebaixamento do Campeonato Amazonense. Apesar do insucesso no último trabalho, o treinador tem no currículo um título da Série B1 do Rio de Janeiro pelo Olaria, em 2021. Ele comandou o Olaria de 2020 a 2022 e também possui passagens por Duque de Caxias, Rio São Paulo, Itumbiara e Serra Macaense, além da base do Internacional.
Em pré-temporada desde o início do mês, o Americano se prepara a Série A2 do Campeonato Estadual. A estreia está marcada para o dia 13 de maio, fora de casa, contra o Resende. A partir da segunda quinzena de julho, o Cano também disputará a Copa Rio.
Compartilhe
Ferj dá até quinta-feira para Goytacaz definir se disputará competições
12/03/2024 | 17h37
O Goytacaz tem até quinta-feira (14) para decidir se vai ou não disputar a Série B1 do Campeonato Estadual e a Copa Rio nesta temporada. Este foi o novo — e último — prazo dado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) para que o clube repense ou confirme um pedido de licenciamento formalizado na última semana.
No dia 23 de fevereiro, o Goytacaz chegou a divulgar uma nota oficial em que anunciava a decisão de se licenciar das competições estaduais este ano. Segundo o clube, a decisão havia sido tomada “diante da realidade assustadora dos valores praticados pela Ferj, diante dos péssimos serviços de arbitragem prestados, diante do absurdo sistema de acesso às séries principais, em que apenas um clube de futebol profissional obtém êxito para a Série A2 e para a Série A1”. Na mesma nota, o Goyta mencionou altos gastos, falta de apoio do poder público municipal e ausência de investidores. Porém, na prática, o pedido de licenciamento não foi oficializado naquele momento, ocorrendo apenas na semana passada.
Ao blog, a Ferj informou que fez ponderações e deu três dias para o Goytacaz rever ou manter a decisão de se licenciar. Não foi dado um posicionamento dentro desse prazo, agora prorrogado até quinta-feira. Caso o clube confirme o licenciamento, será rebaixado à quarta divisão do Estadual para a próxima temporada. Foi exatamente o que ocorreu com o Barra da Tijuca, que já teve o seu pedido de licenciamento oficializado.
Compartilhe
Campista Marcelo Fernandes é o melhor atleta do Sul-Americano de Pesca Sênior Masculino
11/03/2024 | 18h39
Marcelo foi o maior pontuador da categoria individualmente
Marcelo foi o maior pontuador da categoria individualmente / Foto: Divulgação
O campista Marcelo Fernandes da Silva brilhou no Campeonato Sul-Americano Federativo de Pesca. Estreando na Seleção Brasileira, ele foi o maior pontuador individual na categoria master sênior masculina, liderando o Brasil na conquista da medalha de bronze por equipes. A competição aconteceu de quarta (6) a sexta-feira (8), em Pilar, no Paraguai, reunindo 20 atletas de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile nessa categoria.
Quinto colocado na prova de quarta-feira, Marcelo Fernandes precisou fazer um campeonato de recuperação. Na quinta, ele teve a melhor pontuação da etapa, empatado com o argentino Carlos Miguel Romero. Repetiu o feito na sexta, desta vez sozinho, o que o garantiu a maior pontuação geral individualmente. Ao todo, Marcelo pescou 105 peixes (25 + 44 + 33). Como o Sul-Americano Federativo premia apenas as equipes, o campista e seus companheiros conquistaram a medalha de bronze, pois o Brasil terminou atrás de Paraguai e Argentina no pódio.
— Foi uma conquista muito importante. É fruto de uma vida perseguindo momentos como esse — afirma Marcelo Fernandes. — A gente vai para ganhar, mas as dificuldades são muitas: sem conhecer o local, sem treinar adequadamente, sem suporte financeiro... O ideal é você estar no local da competição pelo menos uma semana antes, para treinar, conhecer os lugares onde cada tipo de peixe atua; saber a técnica a ser aplicada naquela região. É um número de variáveis muito grande. Então, esse resultado são é um feito de muita importância para a minha carreira — complementa.
Conforme divulgado pelo blog em dezembro, Marcelo foi o primeiro campista a ser convocado para representar a Seleção Brasileira num Sul-Americano de Pesca Esportiva. Além de praticante da modalidade, ele é diretor da ONG Ecoanzol e também guia turístico, levando pessoas de vários países para pescar na Amazônia. O grande desempenho no no Sul-Americano o colocou em evidência para disputar outras competições internacionais, inclusive já estando convidado para a Copa Irmandade, que reúne vários dos principais clubes de pesca sul-americanos. 
Equipe brasileira festeja a terceira posição
Equipe brasileira festeja a terceira posição / Foto: Divulgação
Compartilhe
Estudante de Campos cita Adriano como imperador do Brasil e é respondido pelo ídolo do Flamengo
08/03/2024 | 16h00
História foi contada por professora na rede social X
História foi contada por professora na rede social X / Foto: Reprodução
Adriano foi um dos imperadores do Brasil. Pelo menos é o que garante João Miguel, de 13 anos, torcedor do Flamengo e estudante de uma escola na localidade de Santo Eduardo, em Campos. Em tom de brincadeira, a afirmação foi feita durante uma aula de história sobre o período imperial brasileiro, dada pela professora Lara Vieira (que é vascaína).
— Hoje, dando aula, um aluno me respondeu que um dos imperadores que o Brasil já teve foi o Adriano do Flamengo — publicou Lara no X, o antigo Twitter, nessa quinta-feira (7).
Com mais de 6,8 mil republicações, 59 mil curtidas e 4 mil comentários, a postagem da professora chegou ao conhecimento do ex-jogador, que inclusive a repostou. Após outra publicação de Lara, pedindo que Adriano mandasse um “oizinho” para o ex-adolescente, o ex-atacante respondeu: “João Miguel, obrigado pelo carinho. Que Papai do Céu abençoe”. A história repercutiu a ponto de ser matéria nos portais de veículos como “Estadão”, “Correio Braziliense”, “GE”, “Lance” e “Terra”.
Revelado pelo Flamengo e campeão brasileiro defendendo o clube em 2009, o Adriano recebeu o apelido de Imperador no tempo em que jogava pela Interzionale de Milão, na Itália. Trata-se de uma referência ao imperador Élio Adriano, que governou o Império Romano do ano 117 ao 138.
Se numa prova a brincadeira de João Miguel não receberia boa pontuação, na internet ela foi mais do que aprovada: “Esse aluno aí merece um 10! Não errou em nada”, comentou um torcedor rubro-negro. “Você deu nota 10 pra ele, né?”, brincou a jornalista Mônica Alves, do portal “Coluna do Flamengo”.
Compartilhe
Centro de Campos terá tour guiado gratuito na manhã deste sábado
08/03/2024 | 15h18
A riqueza histórica e arquitetônica do Centro de Campos será destacada neste sábado (9), em um tour guiado da praça do Santíssimo Salvador ao Mercado Municipal, a partir das 9h30. Com participação gratuita, a ação é realizada pela secretaria municipal de Turismo.
— O primeiro trabalho que estou querendo fazer é trazer o turismo para o próprio campista conhecer a sua cidade, a sua história e os nossos patrimônios históricos — diz o recém-empossado subsecretário de Turismo de Campos, Edvar Júnior. — Se o campista não tiver esse pertencimento, a gente não vai conseguir avançar. Para a gente avançar, estou começando a fazer um turismo voltado ao público campista — destaca.
Segundo Edvar, essa ação iniciará uma sequência de visitas guiadas a patrimônios da cidade. A ideia é que essas ações poesteriores ocorram todas as quartas-feiras, às 10h, começando pelo Centro para depois serem estendidas a prédios como o Solar do Colégio o Mosteiro de São Bento, nas localidades de Tócos e Mussurepe, respectivamente.
A ação deste sábado vai começar na exposição itinerante “Meu lugar”, do Museu de Arte do Rio (MAR), instalada na praça do Santíssimo Salvador até domingo (10). De lá, o grupo seguirá pelo Boulevard Francisco de Paula Carneiro, o popular Calçadão, onde existem vários prédios históricos. O roteiro também inclui visitas à Igreja Nossa Senhora do Carmo e à Loja Maçônica Fraternidade Campista, terminando no Mercado Municipal.
Compartilhe
Pivô do Flamengo e da Seleção Brasileira abre escolinha de basquete em Campos
07/03/2024 | 18h21
Maique é campista e disputou o Pan 2023
Maique é campista e disputou o Pan 2023 / Foto: Divulgação
Oriundo do Parque Rosário, em Campos, o pivô Maique de Oliveira abriu uma escolinha de basquete na sua cidade natal. Já podem ser realizadas as inscrições para a Big Maique Basketball School, cujas aulas vão acontecer no Centro de Qualidade de Vida (CQV), sediado no campus Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF). A mensalidade é de R$ 165.
— A princípio, eu participaria só nas férias — explica Maique, atleta do Flamengo e que, em outubro e novembro do ano passado, disputou os Jogos Pan-Americanos pela Seleção Brasileira. — Quem vai tomar conta do projeto é o Edison Marcos Barreto, meu primeiro treinador em Campos. Eu vou participar à distância por enquanto, por conta da temporada, que é muito corrida, ainda mais quando chegam os playoffs — complementa o jogador.
Maique tem 30 anos e foi contratado pelo Flamengo em julho de 2023. Em Campos, ele atuou pelo Automóvel Clube Fluminense. Já a nível nacional, foi atleta de Franca, Macaé, Liga Sorocabana, Vitória, Botafogo, Paulistano, Minas Tênis Clube e Corinthians.
Inscrições — Mais informações sobre as inscrições na escolinha podem ser obtidas pelo telefone (22) 99895-4643. Haverá aulas às terças e quintas-feiras, das 15h às 16h e das 16h às 17h.
Compartilhe