Atacante campista Nathan Fernandes desponta no Grêmio
A noite da última quarta-feira (25) está eternizada na vida do atacante Nathan Fernandes. Natural de Campos, ele marcou o seu primeiro gol em uma competição de futebol profissional. E não foi um gol qualquer, mas, sim, o que garantiu a virada do seu Grêmio sobre o Flamengo, em Porto Alegre, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Àquela altura da partida, aos 35 minutos do segundo tempo, o clube gaúcho fez 2 a 1 e encaminhou a vitória sobre o Fla, concretizada com o placar de 3 a 2.
— Muito feliz por fazer meu primeiro gol como profissional, além de tudo que Deus tem proporcionado na minha vida. Nem nos meus maiores sonhos imaginaria estar vivendo isso. Seguimos por mais — publicou no Instagram o campista, que é fã do atacante senegalês Sadio Mané, com quem possui semelhança física.
Criado no Parque Santa Rosa, no subdistrito de Guarus, Nathan Fernandes está no Grêmio Portoalegrense desde os 11 anos de idade. Antes, deu seus primeiros passos no futebol na base do Grêmio de Custodópolis, em Campos, onde também atuou pela Academia de Futebol André Pimpolho (Afap). Foi defendendo essa escolinha que chamou a atenção do Grêmio mais famoso, onde se firmou com status de grande promessa.
Em fevereiro de 2020, quando tinha 15 anos, Nathan foi convocado para um período de treinos pela Seleção Brasileira sub-16. Em agosto do ano passado, já com 17 anos, esteve entre os convocados para um torneio internacional sub-20 no Uruguai. As boas atuações na base, inclusive, colocaram o campista no radar da Seleção Brasileira principal. Também em agosto de 2022, ele constou em uma lista de 18 jogadores monitorados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com potencial para disputar as Olimpíadas de 2024 e 2028 e as Copas do Mundo de 2026 e 2030.
Àquela altura, Nathan já havia assinado um contrato profissional com o Grêmio, em 2021, contendo multa rescisória de U$ 40 milhões (mais de R$ 210 milhões pela cotação atual do euro). O vínculo terminaria no final deste ano, mas foi renovado em junho, passando a valer até maio de 2028. Nessa renovação, a multa rescisória passou para U$ 60 milhões (cerca de R$ 316 milhões). Foi uma forma de ampliar a blindagem do atleta, que nos últimos anos vem sendo observado por clubes como Ajax, da Holanda; Real Madrid e Barcelona, da Espanha; Bayer Leverkusen, da Alemanha; e Roma, da Itália.
Aliás, a renovação de contrato esteve longe de ser a única boa notícia para Nathan Fernandes nos últimos meses. No final de maio, ele decidiu um clássico sub-20 contra o Internacional, marcando o gol da vitória por 1 a 0, e três dias depois estreou pelo profissional, entrando nos minutos finais da derrota por 2 a 1 para o Athletico Paranaense.Continuou sendo relacionado entre os profissionais e, desde então, já disputou outras quatro partidas do Campeonato Brasileiro, sempre sendo acionado no segundo tempo. Contra o Flamengo, entrou aos 23 minutos da etapa complementar e só precisou de 12 minutos para balançar a rede, com um chute no canto direito do goleiro Rossi. Ao final da partida, foi elogiado pelo técnico Renato Gaúcho em coletiva de imprensa.
— É um garoto que, como eu converso muito com a diretoria, tem um futuro muito grande. É um jogador de qualidade, de drible, de velocidade. Um jogador inteligente — disse Renato. — A gente tem que corrigir algumas coisas dele. Ele tem que saber se dosar. Entrou no segundo tempo, fez o gol e, lá no final do jogo, estava fazendo uma força muito grande para correr. Então, a gente tem que ver direitinho a preparação física dele, para ele poder aguentar o tranco. (...) Mas, isso é fácil de controlar. Não dá para comprar futebol, e futebol ele tem, qualidade ele tem — enfatizou o treinador.