José Francisco Rodrigues: É hora de preparar o Natal
José Francisco Rodrigues 11/09/2024 06:48 - Atualizado em 11/09/2024 06:48
José Francisco Rodrigues
José Francisco Rodrigues / Divulgação
No decorrer de 2024, o desempenho do comércio nas principais datas promocionais apresentou um crescimento modesto, de aproximadamente 3% a 5%, em comparação ao ano anterior. Esse aumento, embora positivo, é considerado tímido frente às expectativas inicialmente projetadas. O cenário reflete o comportamento de diversos segmentos, que, embora tenham apresentado algum crescimento, não conseguiram atingir os resultados esperados. Um exemplo claro desse comportamento é o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, que antecede o Natal, considerado a data mais relevante para o comércio. A expectativa é que os setores de brinquedos, vestuário e calçados registrem um crescimento em torno de 5%, permanecendo dentro da tendência observada ao longo do ano.
Além disso, o inverno de 2024, marcado por um fenômeno climático de “veranico”, comprometeu as vendas de artigos sazonais, como roupas de inverno, que não alcançaram os níveis esperados. Esse fato frustrou parte do planejamento comercial para a estação, gerando uma dependência ainda maior das vendas de fim de ano, especialmente o Natal, período de vendas.
Diante desse contexto, o Natal é a grande oportunidade para fechar o ano de 2024 com resultados mais expressivos. A mobilização para este período já está em andamento, com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) discutindo a organização da campanha natalina em suas reuniões de diretoria. A expectativa é que, a partir de novembro, as iniciativas para estimular o consumo estejam amplamente presentes nas ruas, com campanhas publicitárias e ações de marketing voltadas à criação de um ambiente favorável às compras.
Nesse sentido, é imprescindível a criação de um cenário que fomente o consumo, o que inclui a antecipação na decoração das lojas, tanto no Centro da cidade quanto nos bairros. A ambientação natalina é vista como uma estratégia essencial para impulsionar as vendas e, consequentemente, contribuir para o fechamento de um ano positivo para o comércio. A preparação adequada para o período, com lojas enfeitadas e campanhas bem estruturadas, representa a última oportunidade para o setor comercial reverter a tendência de crescimento tímido, encerrando 2024 de maneira mais promissora.
* Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos

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