Observatório de Metrópoles lança Caderno de propostas para as eleições municipais
10/09/2024 21:32 - Atualizado em 10/09/2024 21:39
Nesta terça-feira (10), foi lançado o Caderno de Propostas para as eleições municipais elaborado pelo Núcleo Norte Fluminense do INCT – Observatório de Metrópoles. O evento aconteceu na Casa de Cultura Villa Maria.
Segundo o cientista político Humberto Meza, um dos autores do Caderno de Propostas, o trabalho tem por objetivo tentar colocar em pauta questões sensíveis sobre o futuro das cidades.
— É claro que a eleição é um momento muito importante para discutir questões sobre futuro urbano, porque é um momento em que as cidades estão em debate. Tem eleições para vereador, para prefeito e tal, e as políticas locais surgem como protagonista dessa discussão. Então, nesse campo, a gente acha que temos muito a falar sobre os principais seixos que configuram o espaço urbano local, como Campos, Macaé e alguns municípios do Norte Fluminense — explicou Meza.
O cientista político destacou que o Caderno de Propostas é um produto de muitos anos de pesquisa, especialmente feitos por pesquisadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto Federal Fluminense (IFF) e Universidade Cândido Mendes (Ucam). “Esse caderno traz iniciativas relacionadas com mobilidade, com saneamento, com relação à economia do petróleo, especialmente como implicaria uma gestão diferenciada dos recursos do petróleo com maior transparência e impacto social, a questão da segregação, a questão da transição ecológica, como a cidade se pode se preparar melhor para adaptar, porque agora é impossível mitigar, mas se se adaptar a esse momento sério do meio ambiente e algumas questões relacionadas com segurança pública. Esse caderno tem um conjunto de onze a doze capítulos, cada um por esses seixos, e cada eixo apresenta propostas e iniciativas relacionadas ao futuro dessas cidades e dessas políticas no espaço urbano”, comentou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS