Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência no Trianon
10/09/2024 20:02 - Atualizado em 10/09/2024 20:05
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social realizou, nesta terça-feira (10), o Seminário Setembro Verde, idealizado com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da inclusão, além de promover a interação entre Pessoas com Deficiência (PCDs), seus familiares, profissionais da área, servidores e estudantes. O evento, que aconteceu no Teatro Municipal Trianon, reuniu cerca de 500 pessoas. O Seminário “Conectados por uma sociedade inclusiva” aconteceu em setembro por ser o Mês Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.

As Organizações da Sociedade Civil (OSCs), através de parceria com o município, participaram do seminário, apresentando e discutindo ações em prol dos portadores de necessidades especiais. São elas: a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Educandário São José Operário, Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (APOE), Associação de Pais de Pessoas Especiais (APAPE). Juntas, elas atendem 848 usuários, além de seus familiares.

À frente da APAE desde 2020, Regina Célia de Azevedo também ressaltou que o seminário realiza o debate de ideias entre usuários, profissionais que atuam na área e poder público. Com 27 anos de existência, a APAE atende 360 pessoas. Junto com o município, a entidade oferta Serviço de Proteção Social Especial para pessoas com deficiência e suas famílias. “Estamos mais uma vez no Setembro Verde, mas daqui levamos para outros meses do ano as discussões feitas nesse evento, porque a conscientização precisa ser o ano inteiro, a vida inteira. Precisamos fazer com que a inclusão seja todos os dias”, disse a presidente.

Na programação, os participantes assistiram a palestra “Síndrome do cuidador ou burnout do cuidador: identificando os sinais e criando estratégias para reduzir o estresse”, que discutiu a importância dos cuidados que os cuidadores necessitam. A palestra foi ministrada pela coordenadora da rede socioassistencial privada da SMDHS, Priscila Paes.

Essa é a situação vivida pela Lucilene, que é irmã do Wilton, um dos assistidos da Apoe. “Na verdade, quem precisa de cuidados, que são as pessoas com deficiência, está tendo cuidados, mas e a gente que cuida? É preciso tocar nesse assunto, porque nós precisamos também participar de algumas atividades. Quando a minha mãe faleceu, eu virei uma “mãe” para o meu irmão. Esse evento foi de grande importância, porque aqui foram abordados assuntos que eu não conhecia e que vão contribuir muito para o desenvolvimento do meu irmão”, disse a dona de casa Lucilene de Oliveira Gomes.

O seminário contou com a participação da primeira-dama Tassiana Oliveira; da secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Aline Giovannini; da subsecretária Paloma Campos; da presidente do Conselho de Assistência Social, Mericelly Bastos; e da coordenadora da Educação Especial Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Raquel Henrique Pires Linhares.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS