Pesquisa aponta Léo Pelanca disparado na corrida eleitoral de Italva
10/11/2020 11:47 - Atualizado em 10/11/2020 12:00
A corrida eleitoral em Italva caminha para uma vitória com folga do candidato Léo Pelanca (PSC). Pesquisa de intenção de votos divulgada no último fim de semana pelo instituto Grande Rio Pesquisas aponta que, no cenário estimulado, ele tem 49,3% das intenções de votos. O segundo colocado é Gerlindo Motoka (Podemos), com 15,3%, seguido por Drª Isabel Fernandes (PP), com 6,7%; Bruninho (Republicanos), 5,3%; e Marcos Henrique (PTB), 3%. A soma das intenções de votos dos demais candidatos é de 30,3%, inferior ao resultado obtido por Léo. Brancos e nulos, chegam a 0,7%, enquanto 19,7% ainda não sabem em quem vão votar ou não responderam.
No cenário espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, Léo Pelanca também lidera com folga. O candidato do PSC aparece com 22% das intenções de votos, enquanto o segundo colocado, Gerlindo Motoka, surge com 9%; Bruninho tem 2,7%; Drª. Isabel, 1,7% e Marcos Henrique, 1,6%. Léo Pelanca, além de liderar na espontânea, também foi o candidato que apresentou o maior aumento na sondagem, a partir do momento em que o disco com os nomes dos candidatos foram apresentados.
O levantamento também apurou a rejeição aos candidatos. E nesse quesito, o nível é baixo para todos os candidatos. Quem lidera na marca negativa é Gerlindo Motoka, com 17,3%. Depois, aparecem Léo Pelanca, com 15%; Dr. Isabel, 13,7%; Marcos Henrique, 5%; e Bruninho, 3%. Entre os eleitores questionados, 5,3% não apresentaram rejeição a nenhum dos candidatos, enquanto 40,7% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob a inscrição RJ-09155/2020. Foram ouvidos 300 eleitores, nos bairros Boa Vista, Centro, Cimento Paraíso, Guarnieri, Morro Grande, Nova Cidade, Parque Industrial, Saldanha da Gama, São Caetano, São Pedro Paraíso, Saudade e Vila Rica, entre os dias 3 e 5 de novembro. A margem de erro é de 5,6 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.
Líder na pesquisa — Léo foi o autor da ação que levou à cassação da ex-prefeita Margareth do Joelson (PP). Também candidato a prefeito em 2016, ele perdeu por 141. O pleito, contudo, foi posteriormente anulado, por irregularidades da chapa vencedora.
Em 2016, três dias antes da última eleição municipal, durante busca e apreensão da Justiça Eleitoral na casa de Margareth, foram descobertas 200 bonecas que, segundo denúncias, seriam distribuídas em troca de voto. Também foram encontrados títulos de eleitor e contas de luz. Isso gerou uma ação de investigação eleitoral movida pelo então candidato Léo Pelanca. Embora a ação tenha sido movida por ele, a denúncia que a originou tomou por base elementos descobertos pela própria fiscalização. O processo de cassação foi confirmado em três instâncias e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) chegou a convocar novas eleições este ano no município — que não ocorreram devido à pandemia do coronavírus.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    arnaldoneto@fmanha.com.br

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Sargento de folga é assassinado a tiros durante assalto em bar de Campos

    Ele estava em um bar no bairro Usina São João quando o local teria sido alvo de assaltantes na noite dessa sexta-feira (11)

    Mulher que foi atropelada na BR 101 morre no Hospital Ferreira Machado

    A vítima, de 63 anos, teve trauma abdominal e parada cardiorrespiratória; a mulher andava pela rodovia quando foi atingida por um carro

    Washington Reis se lança a governador após Castro confirmar demissão

    Presidente do MDB afirmou que Wladimir seria vice dos sonhos e que está de braços para recebe-lo no partido

    Prefeitura anuncia concurso para professor no segundo semestre

    Segundo ele, que fez o anúncio de Brasília, serão mais de mil vagas

    Sindicato dos Bancários denuncia fechamento do Santander e Bradesco em SJB

    Um protesto foi realizado na manhã desta sexta contra o encerramento das agências