Canceladas visita de Witzel e inauguração do Criaad
09/01/2019 13:12 - Atualizado em 09/01/2019 15:26
Wilson Witzel
Wilson Witzel / Foto - Rodrigo Silveira
A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) adiaram a inauguração do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), novo local que atenderá jovens que cumprem medida socioeducativa de semiliberdade, em Campos. Anteriormente, a assessoria de imprensa da Seeduc havia divulgado que o governador Wilson Witzel participaria da inauguração. No entanto, a presença dele foi cancelada. Horas depois, a inauguração também foi adiada. (Última atualização, no título e texto, às 15h28)
A nova unidade funcionará em um terreno doado pela Seeduc, ao lado do Colégio Estadual José do Patrocínio, e terá capacidade para atender 60 adolescentes.
— No espaço, os jovens contarão com duas salas multiuso para realização de atividades pedagógicas e culturais e quadra de areia para prática de esportes. Além do baixo custo financeiro necessário para adaptar a estrutura física que existia no local, o benefício para os jovens em conflito com a lei será enorme, pois terão um local de qualidade para cumprirem suas medidas socioeducativas — diz o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes.
A abertura do novo Criaad dá continuidade ao plano de descentralização das unidades de cumprimento de medidas socioeducativas, onde o adolescente do interior recebe atendimento mais próximo à família, fortalecendo os vínculos afetivos e colaborando para a ressocialização. Nestes casos, também é importante ressaltar que os jovens acabam não tendo contato com adolescentes que não vivem a realidade de seus municípios, fazendo com que não sofram influências de comportamentos que não são comuns aos moradores de sua região.
O plano de Descentralização do Novo Degase se baseia no Plano de Atendimento Socioeducativo do Estado do Rio de Janeiro (Pase), que norteia todas as ações de planejamento e ações de intervenção na prática do atendimento ao adolescente em conflito com a lei.
No projeto pedagógico da semiliberdade, o adolescente pode sair das unidades para estudar e trabalhar, retornando para passar a noite. Em caso de bom comportamento, o jovem pode passar o final de semana com a família. Eles recebem acompanhamento técnico de agentes socioeducativos, psicólogos, assistentes sociais e pedagogos entre outros profissionais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sobre o autor

Arnaldo Neto

arnaldoneto@fmanha.com.br

BLOGS - MAIS LIDAS

Mais lidas
Homem morre em grave acidente entre carro e caminhão na BR 101, em Campos

Colisão foi registrada na noite dessa quinta-feira (10); outro acidente foi registrado, desta vez na Baixada Campista, e deixou um idoso de 72 anos gravemente ferido

Militantes preparam recepção para o presidente Lula em Campos

Uma carreata deve acompanhar a comitiva do presidente, do aeroporto até a UFF

Felipe Melo visita CT e confirma projeto de reestruturação no Americano

Representante do grupo Boston City, Renato Valentim também esteve presente

Luto no samba com falecimento de Dadá do Parque Aurora

Joceli da Silva Martins foi uma das figuras do Folclore e do Carnaval campista, atuando como presidente do Boi Nova Aurora

Ex-vereadora Cecília Ribeiro tem casa invadida e roubada em Campos

Foram levados R$ 67.500 em dinheiro, jóias e celulares; durante a ação, Cecília estava na residência com outras mulheres