
O ex-ministro José Dirceu foi condenado mais uma vez pela Operação Lava Jato. Outras quatro pessoas também foram condenadas nesta mesma ação penal, entre elas, o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque e Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, que é irmão do ex-ministro. A sentença do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, é desta quarta-feira (8).
A pena para José Dirceu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro é de 11 anos e três meses de reclusão em regime fechado. Em maio de 2016, José Dirceu já havia sido condenado na Operação Lava Jato a 20 anos e 10 meses de reclusão. Portanto, somadas, as penas chegam a 31 anos de prisão.
A ação penal se originou a partir de 30ª fase da operação, que apurou irregularidades em contrato para o fornecimento de tubos para a Petrobras.
— A corrupção com pagamento de propina de mais de dois milhões de reais e tendo por consequência prejuízo equivalente aos cofres públicos merece reprovação especial. O mais perturbador, porém, em relação a José Dirceu de Oliveira e Silva consiste no fato de que praticou o crime inclusive enquanto estava sendo processado e julgado pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal na Ação Penal 470 [mensalão], havendo registro de recebimento de propina, no presente caso, até pelo menos 23/07/2012 — relatou Sérgio Moro em um trecho do despacho.
No caso de Renato Duque, conforme Sérgio Moro, provas indicam que ele passou a se dedicar à prática sistemática de crimes no exercício do cargo de diretor da Petrobras. "Mesmo considerando que neste caso não tenha sido comprovado que Renato de Souza Duque recebeu parcela desses valores para si, o montante ainda é elevado e somente foi pago em virtude de sua intervenção direta", argumentou o juiz federal.
Confira a lista de condenados:
- Renato de Souza Duque (ex-diretor de Serviços da Petrobras) – crime de corrupção passiva: seis anos e oito meses de reclusão em regime inicial fechado. Ele foi absolvido da acusação de lavagem de dinheiro.
- José Dirceu (ex-ministro da Casa Civil) – corrupção passiva e lavagem de dinheiro: onze anos e três meses de reclusão em regime inicial fechado.
- Luiz Eduardo de Oliveira e Silva (irmão de José Dirceu) – corrupção passiva e lavagem de dinheiro: dez anos de reclusão em regime inicial fechado.
- Eduardo Aparecido de Meira (dono da construtora Credencial) – lavagem de dinheiro e associação criminosa: oito anos e nove meses de reclusão em regime inicial fechado.
- Flávio Henrique de Oliveira Macedo (sócio da construtora Credencial) – crimes lavagem de dinheiro, associação criminosa: oito anos e nove meses de reclusão em regime inicial fechado.
Fonte: G1
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- Ex-governador, ex-senador e ex-ministro no Folha no Ar desta 3ª
Cristovam Buarque fala da educação como bandeira política e experiência como ministro
- Exército vai apurar participação de Pazuello em ato com Bolsonaro
Segundo o vice-presidente, Hamilton Mourão, general da reserva, com a abertura do procedimento, Pazuello terá 72 horas para apresentar a defesa
- Igor Pereira pede demissão da presidência da FMIJ e volta à Câmara
Vereador licenciado diz que é contra ao pacote de medidas do prefeito Wladimir Garotinho
- Contas em primeiro lugar
Confira a coluna de Murillo Dieguez publicada na edição deste sábado da Folha da Manhã
- Defesa de Rosinha terá cinco dias para alegações finais sobre contas de 2016
Fábio Ribeiro indicou que reavaliação não é prioridade antes de pacote do governo
- Pazuello diz que Bolsonaro desistiu de intervenção no Amazonas
Em depoimento na CPI, ex-ministro disse que presidente desistiu após ouvir governador
- Prioridade para vacinação contra Covid é motivo de polêmica na Câmara
Abdu Neme criticou colegas que apresentam projeto para determinadas categorias
- Após polêmica, Wladimir diz que dinheiro para piscina vem de emenda federal
Prefeitura informou que valor de R$ 1,2 milhão não pode ter outra destinação
- Presidente da comissão que reavalia contas de Rosinha no Folha no Ar desta terça
Pastor Marcos Elias, que também preside o PSC, falou do seu mandato de vereador e avalia o governo Wladimir
- Após Pazuello, secretária da Saúde pede ao STF direito a silêncio na CPI
Depoimento de Mayra Pinheiro sobre difusão de cloroquina está previsto para a próxima quinta (20)
BLOGS - MAIS LIDAS
De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade
Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear
Deputado afirma que disputará pelo grupo a federal ou estadual; diz que não há condições do presidente falar que não é para comprar ovo; e afirma que Bacellar preside a Alerj e governa o Estado ao mesmo tempo
Joceli da Silva Martins foi uma das figuras do Folclore e do Carnaval campista, atuando como presidente do Boi Nova Aurora
Prevista para acontecer na próxima quinta, inauguração precisou ser adiada em função de compromissos inadiáveis do presidente Lula e do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, que eram esperados na cerimônia