São Fidélis ganha espaço que mescla educação e cultura
Matheus Berriel 05/04/2025 09:59 - Atualizado em 05/04/2025 13:29
Auditório conta com mini galeria de arte
Auditório conta com mini galeria de arte / Foto: Sérgio Boss
Reconhecida nacionalmente pela realização da Festa da Lagosta, que movimentou o turismo regional nas décadas de 1960, 1970 e em 1988, a cidade de São Fidélis tenta recuperar um pouco do seu destaque no viés cultural. Uma demonstração disso foi dada na última quarta-feira (2), com a inauguração do Auditório Professora Fátima Panisset, no térreo do prédio que abriga a secretaria municipal de Educação, no Centro. Voltado a capacitações e encontros de profissionais da rede municipal de ensino, o espaço também é apto a receber inicitivas artísticas.
Fátima Panisset, que dá nome ao auditório, foi uma educadora fidelense de reconhecida atuação no município, tendo falecido em 2019. Além de professora, era também poeta, atriz e uma das fundadoras da Academia Fidelense de Letras (AFL), da qual foi a primeira presidente. Familiares a representaram na inauguração do novo espaço, que contou com participação de membros da AFL e apresentações de saxofone e violino.
Uma das paredes do auditório conta com quadros de renomados fidelenses, como os artistas plásticos Eduardo Mattar  e Cezar Romero, e o multiartista Alexandre Mury. Romero e Mury, inclusive, receberam moção de aplausos da Câmara Municipal durante a solenidade, em razão das suas trajetórias artísticas e da divulgação do nome de São Fidélis no exterior.
O auditorio inaugurado na quarta-feira é climatizado e tem capacidade para 30 pessoas. Há projetos para que em breve possa abrigar rodas de conversa e workshops culturais.
Fátima Panisset, Cezar Romero, Eduardo Mattar e Alexandre Mury integram uma lista de fidelenses notáveis, junto a personalidades como o artista plástico Oscar Pereira da Silva; os cantores Elson do Forrogode, Barrerito e Parrerito; o historiador e diretor teatral Pierre Wilman; a diretora teatral Sônia Sóta; o futebolista Jayme de Almeida; o radialista Waldir Vieira; o jornalista Aristeu Guida, entre outros. Embora seja natural de Itaocara, o flautista e compositor Patápio Silva também pode ser mencionado, pois a freguesia de São José de Leonissa da Aldeia da Pedra pertencia a São Fidélis no ano do seu nascimento.
Solenidade de inauguração aconteceu na última quarta-feira
Solenidade de inauguração aconteceu na última quarta-feira / Foto: Divulgação/PMSF

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BLOGS - MAIS LIDAS

Mais lidas
Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

Caio: '"Wladimir com Eduardo Paes seria a chapa dos sonhos"

Deputado afirma que disputará pelo grupo a federal ou estadual; diz que não há condições do presidente falar que não é para comprar ovo; e afirma que Bacellar preside a Alerj e governa o Estado ao mesmo tempo

Inauguração do novo campus da UFF Campos é adiada pela segunda vez

Prevista para acontecer na próxima quinta, inauguração precisou ser adiada em função de compromissos inadiáveis do presidente Lula e do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, que eram esperados na cerimônia

Carreta atinge poste ao invadir Calçadão do Centro de Campos

Segundo testemunhas, alguns pontos do centro estão sem luz já que o veículo também atingiu fios do local