Dora Paula Paes
30/03/2017 16:26 - Atualizado em 01/04/2017 14:30
O aeroporto Bartolomeu Lisandro volta definitivamente ao controle do município de Campos no dia 28 de julho. O ministério dos Transportes decidiu que a transição entre o governo federal e o prefeito de Campos Rafael Diniz, para manter o aeroporto municipalizado, terá um prazo de 120 dias. A informação é da assessoria da secretaria de Aviação Civil (SAC). A decisão também foi divulgada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (30). Até lá, a Infraero fica responsável pelo controle do aeroporto.
A intervenção da secretária de Aviação Civil do Ministério dos Transportes terminou à meia noite dessa quarta (29). A prefeitura chegou a informar que o plano para recuperar o aeroporto foi aceito e o prazo foi estendido para que a Infraero, que administra toda a estrutura, faça a transição da concessão para o município.
— Na última ida a Brasília, o Prefeito Rafael Diniz entregou à secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, o plano de trabalho para que a prefeitura possa assumir o aeroporto Bartolomeu Lysandro. O plano foi aceito e a secretaria de Aviação Civil estendeu o prazo para que a Infraero fizesse a transição da concessão do aeroporto para o município. Neste prazo serão tratados detalhes da transição, como normas e funcionamento do local — informou a assessoria de imprensa do governo municipal.
A intervenção na administração do aeroporto foi decretada em outubro do ano passado pela SAC, após a dívida do município com a Infraero ultrapassar mais de R$ 3 milhões, hoje, na casa dos R$ 4,5 milhões. O governo da ex-prefeita Rosinha Garotinho vinha renovando os contratos de administração do aeroporto com a Infraero desde 2013, quando obteve a concessão. Mas após o final do último contrato, em setembro de 2016, a prefeitura não renovou e não pagou o que devia e a SAC decretou a intervenção.