A Caixa Economia Federal inicia nesta sexta o pagamento do dinheiro de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Para atender a demanda de saque, agências por todo o país abrem as portas duas horas mais cedo até terça-feira. Os saques do FGTS inativo liberados nesta sexta-feira são para trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro. Nessa quinta, em Campos, antes mesmo de vigorar a medida anunciada, era grande o número de pessoas na fila na agência do Centro.
Neste sábado, funcionários de mais de 1.800 agências da Caixa também estarão de plantão para tirar dúvidas dos interessados em sacar os valores existentes. A consulta às agências que funcionarão pode ser feita na página da Caixa. Nos sábados, o atendimento será feito das 9 horas às 15 horas. Está prevista a abertura das unidades também nos 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho.
Pelas novas regras, pode efetuar o saque quem teve contratos de trabalho finalizados até 31 de dezembro de 2015 e tenha saldo na conta. O pagamento das 49,6 milhões de contas inativas seguirá um calendário específico que leva em conta o mês de aniversário do trabalhador. A expectativa do governo é que, ao resgatar o dinheiro parado, os trabalhadores injetem mais de R$ 30 bilhões na economia.
Os saques do FGTS inativo começam na sexta-feira (10), para trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro. Os nascidos em março, abril ou maio receberão a partir de 10 de abril. Em 12 de maio começa a liberação dos recursos de quem nasceu em junho, julho e agosto.
Trabalhadores que morreram — Filhos, cônjuges e dependentes de trabalhadores que já morreram também poderão sacar os recursos em contas inativas do FGTS. As regras para essas pessoas não mudaram. Para ter acesso aos valores, no entanto, é necessária a apresentação da carteira de trabalho do titular da conta, além da identidade do sacador.