Uma pesquisa, divulgada pelo Sistema Firjan, mostra que as indústrias do Noroeste Fluminense registraram queda da atividade produtiva em dezembro do ano passado. A sondagem, realizada com empresários da região, apontou queda em diversos indicadores, entre eles o de volume de produção, que atingiu 38,2 pontos. A pesquisa varia de 0 a 100 pontos. Os valores abaixo de 50 indicam piora ou redução e acima de 50 representam melhora ou aumento.
Nesse cenário, a indústria operou, em média, com 55% da capacidade instalada, patamar inferior à média histórica registrada: 59,1%.
A baixa na atividade produtiva teve reflexos no mercado de trabalho, que apresentou redução no número de empregados (42,1 pontos). Com a queda, a indústria supriu a demanda por produtos reduzindo o nível dos estoques (39,5 pontos), que ficaram, inclusive, abaixo do planejado (39,5 pontos).
A pesquisa aponta ainda que os industriais registraram insatisfação com as condições financeiras no quarto trimestre de 2016, com redução da margem de lucro e dificuldade de acesso ao crédito (25,1 pontos).
A perspectiva para os próximos seis meses também é de redução na demanda por produtos industriais (47,7 pontos), na compra de matéria-prima (48,0 pontos) e no número de empregados (48,3 pontos).
Participaram da sondagem empresas dos 13 municípios: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá e Varre-Sai.