Pequenos produtores contam com apoio
30/01/2017 22:13 - Atualizado em 31/01/2017 15:52
Secom/Quissamã
Agricultura / SecomQuissamã
Esta semana, a Prefeitura de Quissamã está atendendo quatro novos pequenos produtores de leite, com a cessão de máquinas objetivando preparar o solo para plantio de capim e, consequente, engorda do rebanho bovino. O município envia as patrulhas mecanizadas, enquanto o produtor paga o combustível (óleo diesel), de acordo com a área a ser utilizada. O benefício está contemplando três propriedades de Sacarrão (preparo do solo) e um de Pindobas (plantio).
De acordo com o técnico em agropecuária, Ildefonso do Espírito Santo Neto, o capim depende, sobretudo, das condições climáticas para o seu crescimento. “O produtor só pode comemorar resultados, após a utilização do capim mais resistente, que depende de chuvas para melhorar a qualidade da cadeia produtiva do leite”, explicou.
Igualmente a Gustavo Maurício Souza e Guilherme Barbosa, o produtor Elson Rodrigues Chagas, que está preparando o solo para receber as sementes de capim em Sacarrão, destacou que a parceria com o município é importante, principalmente para os pequenos pecuaristas, que utilizam o capim de boa aceitação pelo gado leiteiro. “Os ganhos aumentam, bem como a produção leiteira. A iniciativa da prefeita Fátima Pacheco, de apoiar a classe, é muito boa, porque diminui os custos”, ressaltou.
Subsecretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, João Carlos Pinto, o João de Nilo, disse que os produtores devem procurar o órgão e se cadastrar para receber o apoio do governo. “Temos um cronograma para atender o pequeno produtor. Os interessados devem procurar à secretaria, localizada no Parque de Exposições, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com documentos pessoais e da área a ser atendida”, concluiu.
Trabalho - A secretaria de Agricultura ainda realiza melhorias nas estradas vicinais, como a do Visgueiro, e sinalização em Morro Alto e Canto de Santo Antônio. Além disso, o atual governo atende também à classe produtora com abertura de poços artesianos e bebedouros para animais, entre outras ações.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS