Claúdio Castro em visita a China
/
Ernesto Carriço
Durante visita à China, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou a construção de dois hospitais oncológicos: um na região Norte/Noroeste Fluminense e outro nas proximidades de São Gonçalo. A declaração foi feita nesta sexta-feira (18), em Pequim, durante agenda na China Isotope and Radiation Corporation (CIRC).
“Estamos comprometidos com a ampliação e modernização da rede de atendimento oncológico no Rio. No ano que vem, vamos iniciar a construção de dois hospitais especializados. Por isso, é fundamental fechar parcerias público-privadas para avançar na estruturação da rede. Vamos otimizar processos, incorporar novas tecnologias e melhorar o atendimento aos pacientes”, afirmou Castro.
Além disso, o Hospital de Oncologia em Nova Friburgo, cujas obras estão 90% concluídas, deve contar com equipamentos fornecidos pela empresa chinesa. Uma visita técnica ao estado está programada para maio, com o objetivo de definir os tipos e a quantidade de aparelhos necessários para atender a unidade da Região Serrana.
O acordo com a CIRC prevê ainda o intercâmbio de informações, capacitação de equipes médicas e fornecimento de serviços de detecção de radiação, radioproteção e consultoria nuclear.