Instituto Sawanna reúne centenas de crianças para comemorar a Páscoa
Cerca de 250 crianças participaram da ação
Cerca de 250 crianças participaram da ação / Foto: Divulgação

Cerca de 250 crianças com diferentes patologias – doenças raras, doenças degenerativas, câncer ou autismo –, participaram nesta quinta-feira (17) que antecedeu à Sexta-Feira da Paixão, de uma tarde em comemoração à Páscoa, com direito a brindes de chocolate, interação com personagens caracterizados e muita diversão em um shopping da cidade. O evento foi promovido pelo Instituto Sawanna Por Todos, um centro de assistência social que atende a mais ou menos 380 crianças, além de cerca de 200 mulheres oncológicas.

A presidente e fundadora da instituição, Lena Souza, explica que a festa é esperada pelas crianças durante todo o ano e que não é um só um momento de distribuição de chocolate, mas, também, de falar da palavra de Deus e da Ressurreição, além de levar um pouco de alegria para estes que vivem em meio ao sofrimento. A festa, explica Lena Souza, foi realizada com ajuda de amigos que doaram.

- Durante todo o ano a gente assiste a essas crianças com psicólogo, fisioterapeuta, dentista, fonoaudiólogo, nutricionista, assistente social, além de palestras motivacionais. Além disso, também acolhimento às mães, à família em um todo – explica a presidente.

Andresa Vieira dos Santos, que mora no distrito de Santa Cruz, há um ano frequenta o Instituto Sawanna, levando semanalmente seu filho de 5 anos que tem uma síndrome rara – Síndrome de Schinzel Giedion (SGS) – e que precisa, entre outros cuidados, de acompanhamento fonoaudiológico. Ela se emociona ao falar dos avanços do filho a partir do tratamento. “Estou vendo resultados e, inclusive, essa semana ele falou pela primeira vez a palavra “mamá”, além das palavras que já pronuncia, como “mãe” e “pai”. Gosto muito do atendimento lá”, disse Andresa.

A fonoaudióloga Mônica Monteiro, explica que o Instituto Sawanna recebe a demanda pública, via SUS, de crianças e adultos que precisam, alguns até sem falar, literalmente mudos, e o resultado após o acompanhamento emociona. “São muitas vitórias e a gente como profissional fica muito feliz com isso”, finaliza Mônica.

MULHERES ONCOLÓGICAS
O Instituto Sawanna existe há 8 anos, e atende ainda a cerca de 200 mulheres oncológicas com doação de prótese de peruca – um verdadeiro resgate da autoestima –, além de atendimento com psicólogo, fisioterapeuta, psicopedagogo, entre outros. Sua sede é na Rua Barão de Miracema, 378, Pelinca. Telefone (22) 99916-1158.
Fonte: Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS