Destacamento do Corpo de Bombeiros em SFI em fase final de implantação
Éder Souza - Atualizado em 12/04/2025 08:48
Destacamento do Corpo de Bombeiros de São Franciso de Itabapoana
Destacamento do Corpo de Bombeiros de São Franciso de Itabapoana / Foto: Divulgação Secom SFI

Pensado para otimizar o atendimento às ocorrências e chamados de emergências em São Francisco de Itabapoana, o Destacamento de Bombeiros Militar (DBM-5) da cidade está em fase de final de obras de reforma. A instalação do órgão está sendo feita no espaço em que funcionou o Centro de Convivência da Terceira Idade, na área central da cidade.

Atualmente, o socorro realizado na cidade é feito pelo Resgate Municipal ou pelo quartel sediado em Campos, uma distância de cerca de 50 km de São Francisco. O novo destacamento contará, inicialmente, com um caminhão de combate a incêndio e salvamento, além de uma equipe de bombeiros militares que prestará serviços de prevenção e socorro à população.

Segundo a prefeitura, o projeto de instalação do destacamento na cidade foi apresentado à corporação, que prontamente sinalizou positivamente. O município é responsável pela aprimoramento do espaço com reformas e ampliações.
Imóvel que vai abrigar o Destacamento está passando por reforma
Imóvel que vai abrigar o Destacamento está passando por reforma / Foto: Divulgação


"Com o posto em funcionamento, poderemos proporcionar mais tranquilidade para nossos cidadãos e agilidade no atendimento às emergências, já que hoje dependemos da unidade de Campos dos Goytacazes. Estamos muito felizes com a proximidade dessa inauguração. Agradeço ao governador Cláudio Castro e ao presidente da Alerj Rodrigo Bacellar pela parceria e empenho para fazer este desejo antigo da população se tornar realidade", disse a prefeita de SFI, Yara Cintia.
Destacamento do Corpo de Bombeiros em Farol de São Tomé, em Campos
Na região Norte Fluminense, além do destacamento de SFI, o Corpo de Bombeiros está em processo de finalização da unidade do Farol de São Tomé, em Campos. A unidade, que já começou a ser construída, funcionará em uma casa ao lado do Heliporto do Farol. Será o terceiro quartel no município, que já conta com o 5° GBM, no centro da cidade, e o Destacamento de Guarus.

A instalação do destacamento, que vai garantir mais segurança e proteção para a população da Baixada Campista, ficaria em Baixa Grande, mas em fevereiro deste ano, durante a inauguração da Ponte da Integração, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar, anunciou a mudança.
Farol de São Tomé
Farol de São Tomé / Foto: Secom Campos
As unidades de SFI e Farol serão responsáveis pelos atendimentos às ocorrências de emergência de incêndios e salvamentos, sendo que na praia campista será em formato híbrido, com salvamentos terrestres e suporte de salvamento marítimo, como base para os guarda-vidas que atuam no litoral da praia campista. Além disso, as instalações dos quartéis irão contribuir com uma significativa redução do tempo-resposta aos chamados de emergência.

"Somos, há mais de dez anos consecutivos, a instituição que mais inspira confiança na população. A resposta rápida e eficiente em emergências, faz com que sejamos reconhecidos pela sociedade. Com o apoio da Taxa de Incêndio, o CBMERJ investiu cerca de R$ 1 bilhão em modernização nos últimos anos, melhorando ainda mais nossos serviços prestados à população Fluminense", disse o Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, Cel BM Tarciso Salles.
Sede do 5º GBM, em Campos
Sede do 5º GBM, em Campos / Foto: Rodrigo Silveira
Em 2024, a Corporação atendeu a mais de 250 mil ocorrências de todos os tipos, incluindo acidentes diversos de trânsito, busca de pessoas perdidas em matas e florestas, de vítimas de soterramentos, desabamentos, inundações e alagamentos, combates a incêndios urbanos e florestais, salvamentos em mares, rios, lagos e lagoas, resgates aéreos, eventos clínicos, capturas de animais, entre outras.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS