São João da Barra inicia vacinação contra a gripe
- Atualizado em 03/04/2025 09:29
Sãi João da Barra inicia vacinação contra a gripe
Sãi João da Barra inicia vacinação contra a gripe / Divulgação Secom/SJB
A estratégia de vacinação contra a gripe, em São João da Barra, foi iniciada nessa quarta-feira (2), nas unidades de saúde do município, sem uma data determinada para acabar. A imunização acontece das 9h às 15h em locais distribuídos nos seis distritos e em dias variados. A cobertura inicial atende a públicos específicos, que também terão a oportunidade de serem vacinados no Dia D, marcado para 10 de maio.

Fazem parte do público-alvo: idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto ou aborto), trabalhadores da saúde, das forças de segurança e salvamento, forças armadas, correios, transporte coletivo rodoviário, portuários e do sistema prisional, professores, caminhoneiros, pessoas com deficiência permanente, indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua e população privada de liberdade.

Pessoas com comorbidades também estão incluídas. Nesse caso, devem buscar a vacinação pessoas com diabetes, hipertensão, imunossupressão, obesidade grau 3, transplantados, portadores de trissomia, asma, DPOC, bronquiectasia, fibrose cística, doença intersticial do pulmão, displasia pulmonar, hipertensão pulmonar, doença pulmonar crônica da prematuridade, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica.

De acordo com o coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde. Paulo César Rios, é importante que as pessoas busquem as unidades o quanto antes. “Disponibilizamos a vacinação em diferentes localidades para facilitar a imunização e teremos também o Dia D nessas unidades. Começamos com o público-alvo e mais à frente avaliamos a ampliação a outras pessoas”, disse o coordenador.

Para garantir o atendimento é necessário que o público apresente documento de identificação e também o que comprove a condição que se enquadre na população alvo; menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis.

A influenza é uma doença causada por um vírus que afeta o sistema respiratório e pode causar complicações graves no organismo e levar à morte. Os sintomas incluem febre alta, tosse, dores no corpo e dificuldade para respirar. O que é bem diferente do resfriado comum, em que a pessoa geralmente apresenta sintomas brandos, como coriza, dor de cabeça e febre baixa.

Cronograma:

ESF Atafona - segunda a sexta-feira.

ESF Barcelos - segunda a sexta no período da tarde.

ESF Mato Escuro - segunda a sexta-feira.

ESF Carrapicho - segunda a quinta-feira.

ESF Palacete - segunda a quinta-feira.

ESF Sede - segunda a quinta-feira.

ESF Nova SJB - terça e sexta-feira.

ESF Grussaí Lagoa - segunda e terça-feira.

ESF Grussaí Centro - quarta e quinta-feira.

ESF Açu - segunda e terça-feira.

ESF Cajueiro - quarta-feira.

ESF Campo de Areia - quarta-feira
Com informações da SECOM/São João da Barra

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

    Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

    Luto no samba com falecimento de Dadá do Parque Aurora

    Joceli da Silva Martins foi uma das figuras do Folclore e do Carnaval campista, atuando como presidente do Boi Nova Aurora

    Caio: '"Wladimir com Eduardo Paes seria a chapa dos sonhos"

    Deputado afirma que disputará pelo grupo a federal ou estadual; diz que não há condições do presidente falar que não é para comprar ovo; e afirma que Bacellar preside a Alerj e governa o Estado ao mesmo tempo

    Inauguração do novo campus da UFF Campos é adiada pela segunda vez

    Prevista para acontecer na próxima quinta, inauguração precisou ser adiada em função de compromissos inadiáveis do presidente Lula e do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, que eram esperados na cerimônia