Aconteceu nesta quarta-feira (29), mais uma Ecotrilha no Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag). Cerca de 30 pessoas percorreram aproximadamente um quilômetro por uma trilha de restinga e ainda presenciaram a soltura de dois animais silvestres, um filhote de gambá e um ouriço, que foram resgatados pela Guarda Ambiental Municipal (GAM), na área urbana de Farol. Houve também o plantio de 31 mudas de restinga da espécie Monteverdia Obtusifolia.
A Ecotrilha se transforma em uma aula de meio ambiente ao ar livre. O coordenador do Centro Educação Ambiental (CEA), Júlio Carlos da Silva Júnior, explica que o projeto teve início no ano passado. “A Prefeitura firmou parceria com o Pelag, para disponibilizar o transporte e fazer toda a organização dessa trilha ecológica, onde há a identificação de espécies, os participantes conhecem a biodiversidade dentro de uma restinga e o próprio Parque da Lagoa do Açu. A gente consegue contemplar muitas coisas boas, identificar espécies de animais e da flora também”.
Divulgação
/
Andresa Alcoforado
A engenheira ambiental Jamília Vitória fez pela primeira vez a trilha. “Achei muito legal. A gente aprendeu várias coisas diferentes. Tem várias espécies de plantas que eu nunca tinha visto, como a baunilha selvagem. Também, no final, teve a soltura do ouriçozinho e do gambá de orelha preta, achei muito legal. É um outro olhar que temos, principalmente na conservação do meio ambiente”, falou.
As ecotrilhas no Pelag serão realizadas nos próximos dias 5, 19 e 26 de fevereiro. A trilha possui 1km de extensão, começando próximo à praia do Farolzinho, passando por todas as fases da restinga (estratos herbáceos, arbustivos e arbóreos), até chegar a um dos acessos da Lagoa do Açu propício ao banho. Por se tratar de uma trilha de baixo grau de dificuldade, não possui restrição de idade.
O posto fica localizado na Avenida 28 de Março com Avenida José Alves de Azevedo, no Centro; A plataforma P-26 ficou à deriva após se soltar do terminal T-Mult, por conta dos fortes ventos em São João Barra
Corpo do Papa começou a ser velado nesta quarta-feira, na Basílica de São Pedro; Adriano, a esposa Raquel e a filha Maria Clara estão em Roma para homenagens