Operação conjunta da PM e Polícia Civil prende envolvidos com o crime em Guarus após série de homicídios
Rafael Khenaifes e Ingrid Silva 29/01/2025 20:10 - Atualizado em 30/01/2025 12:54
Presos operação
Presos operação / Divulgação
Na tarde desta quarta-feira (29), uma operação conjunta das Polícias Militar e Civil de Guarus prendeu seis pessoas por tráfico de drogas e associação ao tráfico. De acordo com a polícia, um dos presos seria um líder de uma facção criminosa da região de Guarus. A ação, que aconteceu no Santa Rosa, casinhas do Nolita, Terra prometida, Parque Prazeres e Parque Santa Clara, tem como objetivo cumprir mandados de prisão e reprimir atividades ilícitas na região, que recentemente foi marcada por uma crescente onda de violência. A operação "Êxodo" terminou com o total de seis presos, mas a Polícia Civil ressaltou que continuará ocorrendo reiteradamente e sem previsão de término nas regiões para que seja possível reduzir os índices de criminalidade para a comunidade local.
A operação foi desencadeada após uma série de homicídios que ocorreram nos últimos dias, sendo o mais recente registrado na madrugada de terça-feira (28). Um homem foi assassinado a tiros nas imediações do Parque Rio Branco, elevando para cinco o número de assassinatos ocorridos em um intervalo de apenas uma semana. Quatro desses homicídios ocorreram entre a última sexta-feira (24) e domingo (26), evidenciando a intensificação da violência na região.
A ocorrência foi registrada na 146ª Delegacia de Polícia (Guarus), onde os suspeitos foram encaminhados.
A operação aconteceu também em conjunto com o Batalhão de Ações com Cães e também contou com apreensões de armas de fogo e drogas além das prisões. O nome "Operação Êxodo", segundo a Polícia Civil através da 146ª DP, remete à ideia de uma grande saída ou fuga, simbolizando a retirada forçada do tráfico de drogas de uma determinada região. Além disso, faz referência ao Êxodo bíblico, que representa libertação e transformação, alinhando-se ao objetivo de pacificação e mudança definitiva no cenário do crime organizado.
Além das ações em campo a operação conta com serviço integrado de inteligência, que busca identificação e prisão dos principais líderes dessas facções criminosas. Apresentados à Autoridade Policial e cumpridos os procedimentos de praxe, os presos serão encaminhados ao sistema prisional à disposição da justiça. (R.K.) (I.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Detenta de 19 anos é encontrada morta no presídio feminino de Campos

    De acordo com a Seap, Vanessa Jesus de Almeida, que era moradora de Macaé, estava no isolamento do presídio por suspeita de tuberculose; neste domingo, presas atearam fogo em colchões após demora na retirada do corpo pelo rabecão

    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é internado no HFM

    A informação foi confirmada na unidade hospitalar e também pela assessoria; ele deu entrada na manhã desta quarta-feira (26) por "intoxicação exógena por veneno"

    Ex-zagueiro Sivaldo, ídolo do Americano, morre aos 63 anos

    Ex-atleta jogou na década de 80; não há informações sobre a causa da morte

    Quissamã exonera secretários após ação judicial por nepotismo

    Exonerações atendem a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ)

    Wladimir anuncia programação de aniversário da cidade de Campos

    Estão previstas inaugurações em várias áreas do município, que completa 190 na próxima sexta-feira (28)