Nova interdição do DER-RJ na Estrada dos Ceramistas preocupa Prefeitura
27/11/2024 19:15 - Atualizado em 27/11/2024 19:17
Foto: César Ferreira
O Departamento de Estradas de Estradas de Rodagens do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) irá interditar mais uma vez a RJ 238, conhecida como Estrada dos Ceramistas. Com a interdição para obras, o fluxo de veículos deverá ser desviado para a Avenida Arthur Bernardes, medida que preocupa a Prefeitura de Campos, uma vez que a via que passa por dentro da cidade não foi feita para receber o tráfego de veículos pesados e já se encontra com um certo nível de deterioração devido a interdições anteriores da Estrada dos Ceramistas.

“Nossa preocupação é que a Arthur Bernardes não suporta o fluxo de veículos pesados que trafegam pela Estrada dos Ceramistas. Vou oficiar o DER-RJ explicando sobre os riscos de desgaste no pavimento da avenida. Outra preocupação é que a interdição irá ocorrer em um período de chuvas, o que irá comprometer ainda mais o fluxo viário dentro da cidade”, explicou o subsecretário municipal de Mobilidade, Sérgio Mansur, acrescentando que irá solicitar que o DER-RJ arque com o reparo de possíveis danos do pavimento de vias que forem afetadas com a interdição da RJ 238.

A princípio, a Estrada do Ceramistas será interditada no trecho entre a BR 101 (Campos-Rio) e a Estrada do Carvão, por três meses a partir da próxima segunda-feira (2). Segundo o DER-RJ, a interdição será necessária para a construção de estrutura de base do pavimento do tipo Brita Granulada Tratada com Cimento, que requer um período de isolamento após a obra para que a devida resistência do projeto seja atingida.

A Estrada dos Ceramistas tem aproximadamente 12 quilômetros de extensão e liga a BR 101, na altura do distrito de Ururaí, à localidade de Donana, em Campos. A pista também é muito utilizada como acesso à praia de Farol de São Tomé e ao Porto do Açu, sem passar pela área central de Campos.

Mansur lembra que não é a primeira vez que a RJ 238 precisa ser interditada e que o município de Campos sofre com os impactos do tráfego de veículos pesados dentro da cidade. Em outubro de 2023, a Estrada do Ceramistas também chegou a ser fechada para obras e só foi reaberta após nove meses. Em 2022, a mesma rodovia chegou a ser fechada duas vezes: uma em maio para reforma da ponte sobre o canal de Tocos, com liberação após cinco meses; e outra em dezembro por conta de alagamento na pista.
A Folha entrou em contato com o DER-RJ e aguarda um posicionamento. 
Fonte: Secom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS