Na Semana Nacional do Doador de Sangue, cirurgias são suspensas por falta de sangue em Campos
Yasmim Lima - Atualizado em 27/11/2024 16:52
Doação sangue
Doação sangue / Foto Divulgação
Durante a Semana Nacional do Doador de Sangue, diversas cirurgias estão sendo suspensas por falta de sangue no Hemocentro Regional de Campos. O Dia Nacional do Doador foi comemorado na última segunda-feira (25). No Hospital Escola Álvaro Alvim, as cirurgias cardíacas tiveram que ser suspensas nesta semana, como informado pelo diretor da unidade, Geraldo Venâncio. 
De acordo com o diretor, os estoques de sangue no Hemocentro nunca estiveram tão baixos, o que fez com que precisasse suspender as cirurgias.
“Quero compartilhar uma preocupação que hoje perpassa os hospitais e emergências: os estoques do banco de sangue do Hemocentro nunca estiveram tão baixos. Essa semana inclusive, tivemos que suspender as cirurgias, inclusive as cirurgias cardíacas, por falta de sangue”, contou o médico.
Segundo o Hospital Ferreira Machado, os estoques de sangue permanecem baixos do ideal, como já vem sendo relatado há tempos. Apenas cirurgias de maior urgência estão sendo realizadas. Ainda segundo a nota, nesta quarta-feira (27), apenas seis pessoas realizaram as doações.
“O Hemocentro Regional de Campos informa que os estoques de sangue permanecem baixos para todos os tipos sanguíneos. Nesta quarta-feira (27), apenas 12 pessoas compareceram para doar, mas apenas 6 estavam aptas e realizaram a doação. Devido à situação crítica, apenas as cirurgias de maior urgência estão sendo realizadas na rede de saúde abastecida pelo Hemocentro”, informou a nota.
Geraldo Venâncio ressaltou, ainda, sobre a preocupação com a aproximação do final de ano e faz um apelo para quem puder comparecer ao Hemocentro e faça a doação de sangue que, além de salvar vidas, também faz bem para o doador.
“A doação de sangue é um gesto nobre. É importante que todos saibam que doar sangue faz bem para a saúde do doador, porque quando você doa sangue, você estimula a medula óssea a produzir, o que a gente chama de sangue novo. Então a doação é um ato, além de caridade, de generosidade, faz bem para a saúde do doador. Então, nesse final de ano, o momento mais preocupante nas emergências, para todos que tiverem possibilidade, procure o hemocentro para doar sangue. Doar faz bem, doar é um gesto nobre e doar sangue salva vidas”, destacou o diretor do hospital Álvaro Alvim.
O Hemocentro reforçou que a população compareça e faça sua doação, ajudando a salvar vidas. Para ser doador, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação. Menores de idade precisam de autorização e devem apresentar documento de identidade com foto.
O Hemocentro Regional de Campos fica localizado em anexo ao Hospital Ferreira Machado, na Rua Rocha Leão, nº 2, no bairro do Caju e funciona todos os dias, inclusive feriados.
Veja o vídeo: 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS