Acidentes no trânsito de Campos provocam debate sobre rigor nas fiscalizações
Catarine Barreto 22/07/2023 08:34 - Atualizado em 22/07/2023 15:32
Os constantes acidentes de trânsito, que aconteceram nos principais cruzamentos de Campos nos últimos meses, têm acendido um alerta em autoridades municipais. Segundo levantamento da Folha, nos últimos três meses foram registrados ao menos sete acidentes com óbitos na cidade. Para tentar amenizar a situação, o prefeito Wladimir Garotinho chegou a anunciar a instalação de fiscalizações eletrônicas para controlar a velocidade dos veículos. A cobrança por mais rigor na fiscalização também foi feita na Câmara.
O levantamento feito pela equipe de reportagem apontou que a maioria dos acidentes com óbito aconteceu na avenida 28 de Março, via de grande fluxo e que passou recentemente por recapeamento asfáltico.
A colisão com morte mais recente aconteceu na noite da última terça-feira (18), no cruzamento da avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão) com a rua Saldanha Marinho, no Centro. O acidente envolveu um carro e um caminhão de coleta de lixo. Raquel Gomes Farias, de 29 anos, que estava no carro, chegou a ser socorrida para o Hospital Ferreira Machado, mas não resistiu. Um homem, que estava no mesmo veículo que Raquel, também se feriu e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros para o hospital.

Já no dia 13 de julho, o empresário Márcio de Andrade Rangel, de 44 anos, também morreu após um acidente entre moto e caminhão no cruzamento da avenida 28 de Março com a rua Barão de Miracema.
No mês de junho foram registrados mais dois acidentes com mortes. Um aconteceu na 28 de Março, no dia 23, que vitimou o 1º sargento lotado no 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Luiz Magno de Souza, de 44 anos. Já o outro foi registrado no cruzamento da avenida Arthur Bernardes com a rua Doutor Gastão Viana Sampaio, no Jóquei Clube. Na ocasião, Layon Gonçalves Souza chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros, mas morreu após dar entrada no HFM.
Em maio, outros dois acidentes deixaram duas pessoas mortas em avenidas da cidade.
Quando as colisões não resultam em mortes, deixam feridos. De acordo com dados do HFM, unidade que recebe a maior demanda de acidente em Campos e região, foram registrados, até junho deste ano, 2.430 pacientes vítimas de acidentes.
Deste total, entre maio e junho, foram 59 vítimas de acidentes automobilísticos e 287 vítimas de acidentes motociclísticos. Em comparação ao ano passado, apenas envolvendo esses dois tipos de transportes, deram entrada no HFM 92 vítimas de acidente automobilísticos e 450 vítimas de acidentes motociclísticos.
Providências - Em suas redes sociais, o prefeito Wladimir Garotinho se posicionou sobre o alto índice de acidentes registrados na cidade e prometeu investir em fiscalização eletrônico. “A imprudência no trânsito tem sido uma constância nas ruas centrais da nossa cidade. Muitos acidentes com vítimas fatais por conta dos avanços de sinal e de velocidade. Temos repaginado as avenidas, com o novo asfalto e sinalização, agora vamos investir em fiscalização eletrônica, não como forma de objetivo de multar, mas sim de salvar vidas. O projeto está em fase de estudos e em breve irá para licitação”, publicou o prefeito.
A Folha procurou o município para saber se já se tem uma data para a implementação dessa fiscalização eletrônica. Em nota, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) informou que o processo para a licitação do sistema de fiscalização eletrônica segue trâmites burocráticos internos para a sua realização. A previsão é de que até dezembro a fiscalização esteja implantada em Campos.
"O Instituto ressalta que o novo asfalto não contribui para o aumento do índice de acidentes e que os números atuais se nivelam aos registrados no período anterior ao asfaltamento, quando os buracos eram apontados como fator de risco para acidentes. O IMTT frisa que a imprudência e a falta de respeito com a sinalização e às regras de trânsito são os maiores geradores de sinistros", disse ainda o IMTT. 
Os recentes casos também repercutiram na tribuna da Câmara de Vereadores e fizeram com que o vereador Rafael Thuin solicitasse mais rigor na fiscalização e penalização para as infrações cometidas no trânsito, visando coibir os avanços de semáforos e alta velocidade.
Thuin defende a implantação de novos equipamentos de fiscalização nos principais cruzamentos no município, como nas avenidas 28 de Março, Arthur Bernardes, Alberto Torres, XV de Novembro e a Rua Tenente Coronel Cardoso (rua Formosa).
Ele destacou que após as obras de pavimentação na avenida 28 de Março, o que se tem observado é um aumento do número de acidentes, principalmente à noite e na madrugada. “Infelizmente somos obrigados a defender multas por avanço de sinal e alta velocidade, visando salvar vidas. Outro sério problema é em relação aos motoqueiros que circulam nas ciclovias, sobre calçadas e na contramão, causando acidentes “, disse.
O parlamentar tem levantado esses questionamentos sobre o trânsito de Campos há tempo. Inclusive, Thuin é o autor da lei municipal Maio Amarelo.

Carro desgovernado invade restaurante na Pelinca
Um carro desgovernado atingiu o restaurante Antônio, na avenida Pelinca, em Campos, na madrugada dessa sexta-feira (21). Câmeras de segurança do estabelecimento flagraram o momento em que o veículo invade o restaurante e em seguida deixa o local, tomando a rua Barão da Lagoa Dourada. No momento da colisão, o estabelecimento estava fechado e não houve feridos.
Segundo o proprietário do estabelecimento, Marcelo Azevedo, a colisão danificou toda a lateral do restaurante, mas os prejuízos ainda não foram contabilizados. “Eu já chamei o pessoal para consertar a porta, mas nem calculei o prejuízo ainda. O pior foi que ele deu a ré e fugiu, mesmo vendo o dano causado”, disse.
Marcelo registrou o boletim de ocorrência na manhã desta sexta e, segundo ele, também buscou câmeras de outros pontos próximos ao local do acidente. “Foi um vizinho quem me ligou avisando. Agora pedi ao pessoal que tem câmera aqui perto para entender o que aconteceu. Se ele desviou de alguma coisa ou simplesmente veio direto e bateu”, comentou.
O caso foi levado para a 134ª Delegacia de Polícia (Centro).

Especialista fala sobre o que pode ser feito para evitar mortes no trânsito

O instrutor do Sest Senat, Eduado Lugão, acredita que a culpa do número elevado de acidentes com vítimas fatais não se aplica ao novo asfalto e sim a má educação dos condutores.

— Antes de mais nada, nós precisamos entender que a boa condição do asfalto não é causa do acidente. É a imprudência do condutor, que está abusando da velocidade. Se nós fizermos uma análise no passado recente, mesmo antes do asfalto ter sido consertado, já se tinha um número muito grande. Então nós precisamos é de uma educação no trânsito, incentivando os condutores a uma pratica da direção defensiva, ou seja, entender que melhor do que chegar rápido em casa, é chegar seguro — falou o especialista.

Eduardo deu exemplo de que a alta velocidade não traz nenhum benefício ao condutor e a alta velocidade associada as imprudências como ultrapassar o sinal vermelho, podem causar danos irreversíveis.

— O ganho real de velocidade, ele não é real. Por exemplo, se você andar uma distância de 55 quilômetros em uma velocidade média de 80 quilômetros, e na mesma distância, em uma velocidade de 100 quilômetros, você tem um ganho de cinco minutos. Não existe uma distância tão grande de 55 quilômetros aqui dentro de Campos. Isso demonstra que o máximo que você vai ganhar no excesso de velocidade, é três, quatro minutos, o que não traz nenhum benefício e você ainda coloca sua vida e de outras pessoas em risco, acarretando em acidente com óbito — contou Eduardo.

O especialista deu dicas que a Prefeitura pode adotar para que esses acidentes diminuam e ressaltou a importância da educação primária sobre a segurança no trânsito.

— O município deveria criar um sistema de fiscalização mais rigoroso. A implementação de radares de velocidade em vias como a avenida 28 de Março, é importantíssimo. Toda a via arterial, ela precisa de um radar para que possa conter o limite de velocidade dos condutores. Colocar uma fiscalização também ostensiva com agentes do trânsito em lugares estratégicos, semáforos inteligentes, que permitisse um fluxo melhor em horário de ranch e a conscientização já desde das escolas. A implementação da educação de trânsito nas escolas, seria a garantida de formação de novos condutores mais conscientes e mais responsáveis — comentou o especialista. (C.B.)

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