As camisinhas, segundo o coordenador do programa, Rodrigo Rodrigues de Azevedo, podem ser retiradas na própria Secretaria de Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), incluindo a do Farol de São Tomé, Rodoviária Roberto Silveira e Mercado Municipal.
“Todo mês disponibilizamos 7.200 unidades para cada um desses locais, que são de fácil acesso e de grande circulação de pessoas. Devido ao Carnaval, a distribuição ganha aporte maior”, explicou Rodrigo, ressaltando que entre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) estão o HIV/Aids, a sífilis e as hepatites B e C, além do HPV, da herpes genital e da gonorreia.
Rodrigo disse ainda que, desde março do ano passado, a Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Básica, Diretoria da Auditoria, Controle e Avaliação (DACA) e do programa, passou a disponibilizar um link, no site oficial da Prefeitura, para que as pessoas possam agendar a realização do teste rápido para detectar o vírus HIV, sífilis e hepatites B e C.
“Agendando o exame, a pessoa pode escolher em qual unidade de saúde deseja fazê-lo”, afirmou Rodrigo, ressaltando que a realização do teste rápido é feito também por livre demanda em todas as UBSs, não precisando de agendamento.
As pessoas que não dispõem de cadastro no site, ao acessar o link Consulta Fácil (AQUI), deverão clicar em novo agendamento, depois em exame e, por fim, selecionar o serviço desejado, no caso, teste rápido. O exame é sigiloso e o resultado sai em até 30 minutos.