A cerimônia de posse do delegado Gustavo Rodrigues Ribeiro como novo diretor do 6º Departamento de Polícia de Área (DPA) do Estado do Rio de Janeiro aconteceu na tarde desta quarta-feira (16), na sede do 6º DPA, em Campos. A solenidade contou com a presença do prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (Sem partido), do comandante do 6º Comando de Policiamento de Área (CPA), coronel Rodrigo Ibiapina, do delegado e diretor do Departamento-Geral de Polícia da Capital do RJ, Antenor Lopes, do delegado Geraldo Rangel, que foi diretor do 6°DPA por 3 anos e 10 meses e o primeiro campista a assumir esse cargo, além de outras autoridades.
Para iniciar a cerimônia, Geraldo Rangel agradeceu a todos pelos anos que esteve à frente do departamento, enfatizando que a sua nova jornada será um grande desafio, mas que a vida é feita de missões para serem cumpridas. “A minha missão agora é no Rio de Janeiro, na capital, um desafio grande também. É muito mais um agradecimento. A história está aí, o que nós pudemos fazer nós fizemos. Honramos a polícia civil, sempre, para fazer o que a população aponta e fizemos aquilo que ela tem direito a ter, que é a segurança pública. Fizemos aquilo que estava no nosso alcance e acredito que até mais um pouco”, ressaltou em seu discurso.
O novo diretor tem 10 anos de polícia, com experiência tanto em delegacias especializadas quanto em distritais. Sobre os novos planos, o delegado Gustavo Rodrigues explica que estabelecerá um ponto focal na chefia da polícia, no laboratório de lavagem, para que possam disseminar esse conhecimento de sistema de lavagem de dinheiro no 6º DPA e, também, oferecer cursos para toda a equipe. “Em pouco tempo, de 3 a 6 meses, a gente começa a atuar nesse combate no crime organizado de forma inteligente e mais estratégica”, disse o delegado.
Gustavo ainda agradeceu a recepção de todos, principalmente do ex-diretor a quem está substituindo. Ele ressalta que Geraldo Rangel é um delegado respeitado, uma pessoa que sempre cumpriu as suas missões e que entregou um 6º DPA extremamente organizado para que ele possa trabalhar, tendo uma equipe bastante treinada e organizada.
O delegado e diretor do Departamento-Geral de Polícia da Capital do RJ, Antenor Lopes, agradeceu, em nome da cúpula da polícia civil, pelo trabalho desenvolvido por Geraldo Rangel. Para ele, a polícia civil deve muito ao ex-diretor do departamento. O delegado acrescenta que fala isso com o coração aberto e que tem certeza que o mesmo será bem sucedido nas suas novas missões pela capital. Além disso, Antenor disse que o delegado Gustavo Rodrigues não tem uma missão fácil por substituir alguém que se saiu tão bem no cargo, mas que o mesmo não foi escolhido por acaso.
"Eu tenho certeza de que ele vai cumprir a missão que a ele foi designada aqui em toda essa região, podem ficar tranquilos. Até porque, como eu disse, substituir doutor Geraldo não é uma tarefa fácil. O doutor Gustavo foi escolhido a dedo com essa missão e acredito fielmente, em nome da polícia civil, que ele vai cumprir com todos os objetivos que recebeu da cúpula da polícia", ressalta o delegado.
Fotos: Rodrigo Silveira