O secretário Municipal de Saúde, Paulo Hirano, comemorou a chegada de novos equipamentos. "O objetivo é assistir, acolher e cuidar da nossa população. Sou endoscopista e entendo que esses aparelhos são fundamentais para termos diagnósticos rápidos e precisos nessa área da gastroenterologia. Dia de muita felicidade por poder oferecer mais segurança e avanço tecnológico na saúde do município para a população", disse.
“Esses aparelhos de endoscopia vão permitir um melhor atendimento da população por serem mais modernos. Desde o início da nossa gestão estamos trabalhando para melhorar os serviços oferecidos e a aquisição desses equipamentos é mais uma conquista para a nossa população”, completa o superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes.
O exame de endoscopia é realizado por meio de um tubo flexível (conhecido por endoscópio) que possui um chip responsável por capturar as imagens do sistema digestivo. É um procedimento importante para o diagnóstico de diversas doenças, como gastrite, tumores, sangramentos e doenças mais graves como hérnia de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago. Com a tecnologia, em até 15 minutos as imagens ficam disponíveis de forma virtual para avaliação dos médicos.
Com a chegada desses novos aparelhos, o parque tecnológico da Fundação Municipal de Saúde aumentou. Só no mês de outubro, a FMS adquiriu um aparelho de ultrassom móvel que foi destinado para o Centro de Terapia Intensivo (CTI) do HFM; 4 aparelhos microscópicos, instrumentos usados em laboratórios para visualizar objetos de tamanho reduzido que foram encaminhados para o HGG e o HFM; 14 novos aparelhos, sendo 4 equipamentos de anestesia, 4 monitores de Centro Cirúrgico, 6 eletrocardiograma, que foram entregues ao HFM e o HGG; além de 2 novos aparelhos de ultrassom destinados para o HGG.