Centro de Memória da Odontologia inaugurado no Dia do Dentista em Campos
Dora Paula Paes - Atualizado em 25/10/2022 21:50
O Centro de Memória da Odontologia (Cemeo) Doutor Rubens Pessanha foi inaugurado na noite desta terça-feira (25), no Dia do Dentista. O evento faz parte das comemorações dos 50 anos do curso de Odontologia do Centro Universitário Fluminense (Uniflu) – antiga Faculdade de Odontologia de Campos. O espaço já nasce dentro de um projeto ousado: no futuro ser transformado em museu.

A inauguração da sala, com relíquias garimpadas e doadas, conta a história do curso criado pelo Ministério da Educação, através do Decreto Federal 69.952, em 18 de janeiro de 1972. Nesses seus 50 anos, o curso tem, atualmente, 200 estudantes, mas formou no período 4 mil profissionais que atuam na região, em vários estados do país e, também, no exterior.
O filho de Rubens Pessanha, o dentista Rutilio Caldas Pessanha, presidente da comissão do Jubileu, falou da alegria de estar envolvido nessas comemorações. Segundo ele, conta a história da sua própria existência. O evento também empossou o presidente da Fundação Benedito Pereira Nunes, Geraldo Venâncio, como membro do conselho curador da Fundação Cultural de Campos. Venâncio já chega destacando a importância de ter o curso de Odontologia como parceiro da Faculdade de Medicina de Campos, destacando: “É preciso fazer uma aproximação das duas faculdades (Odontologia e Medicina)”.
O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, foi outro que marcou presença e passa a ser o representante da Prefeitura no Conselho Curador da Fundação Cultural de Campos; instituição mantenedora do Centro Universitário Uniflu – uma fusão das três faculdades Filosofia, Odontologia e Direito. Segundo ele, ao destacar a importância do curso, desejou que o curso possa comemorar mais 50 anos.
Dentro das comemorações do Jubileu, os organizadores já realizaram, no decorrer do ano, duas semanas acadêmicas, uma sessão solene e receberam uma moção de congratulações da Prefeitura de Campos.
O Cemeo está sendo formado e montado com doações (ou cessão em comodato) de objetos, utensílios, equipamentos e aparelhos utilizados na Odontologia, ao longo do tempo, além de documentos e fotografias.
Mesmo após sua inauguração, os interessados também podem colaborar, fazendo contato através do telefone 22 2101 3355, ou através do site www.uniflu.edu.br ou http://www.uniflu.edu.br/ouvidoriafcc.php, para que novos objetos sejam incluídos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS