O Projeto Lixo Zero tem o intuito de levar a população a uma reflexão sobre o consumo e a responsabilidade dos resíduos consumidos, com proposta de mudança de mentalidade com questões socioambientais. O IASA foi fundado no Dia Mundial da Árvore de 1999, 21 de setembro. A instituição é uma entidade sem finalidade econômica e, simultaneamente, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Além disso, o IASA faz parte dos Conselhos de Saúde, de Meio ambiente e tem parceria com as secretarias de Meio ambiente, de Agricultura e de Serviços Públicos.
Programação
O evento começou com o “Café com Atitude”, às 10h, no Museu Histórico de Campos. Atividades como palestra do artista plástico Ricardo Salgado, logística reversa de lixo eletrônico, apresentação das Cooperativas Catadores de Reciclagem de Campos foram os destaques do café.
No dia 27 terá palestra realizada por Aristides Arthur Soffiati Netto, com o tema “Lagoas do Norte Fluminense”, às 15h30, no auditório da secretaria municipal de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente (SMPUMMA).
Os projetos de condomínio, rua e escola sustentável acontecem nos dias 29 e 31 de outubro, em rumo ao Lixo Zero. O condomínio acontecerá a partir das 10h, no dia 29, no Residências do Horto. Já o projeto de rua, será às 15h, também no sábado (29), na rua Teófilo Gouveia, contando com oficina de compostagem infantil e adulto na sede da IASA. O ambiente escolar que cedeu o espaço foi a Escola Municipal Francisco de Assis, a partir das 10h, no dia 31. Além disso, a Semana de Sustentabilidade da Estácio de Sá pelo IASA inicia no dia 31, e seguirá até o dia 5. E, para encerrar, a visita técnica ao aterro sanitário Central de Tratamento de Resíduos às 8h do dia 5.