Campista garante dois títulos no Campeonato Brasileiro de Triathlon e conquista vaga no Mundial de 2025
Maria Laura Gomes 18/11/2024 18:33 - Atualizado em 18/11/2024 18:33
Divulgação
O campista Rômulo Santos, 35 anos, brilhou no Campeonato Brasileiro de Aquathlon e Sprint Triathlon, realizado na última quinta (14) e sexta-feira (15), no Lago Paranoá, em Brasília, na área da Ponte JK. O atleta sagrou-se campeão geral no Aquathlon e campeão na categoria 35-39 anos, além de conquistar o 5º lugar no Sprint Triathlon, também na mesma categoria. Como resultado, garantiu vaga para o Mundial de Aquathlon 2025, que será realizado em Wollongong, na Austrália.
Apesar dos resultados expressivos, a jornada foi marcada por desafios. Rômulo, que já acumula 17 anos no esporte e oito títulos nacionais, se emocionou ao falar sobre sua trajetória. “Já foram mais de 30 participações em campeonatos brasileiros. Então assim, fiquei bastante feliz né, porque é muito tempo no esporte e muitos atletas da minha geração já pararam por ‘N’ motivos. Eu sou pai, treinador, bombeiro militar no Espírito Santo, e concilio isso tudo com a minha assessoria esportiva e o treinamento. Parar nunca foi uma opção para mim. Substituo o ‘ou’ pelo ‘e’”, declarou.
Rômulo, que já foi vice-campeão mundial de Aquathlon em 2017, no Canadá, e medalhista no Mundial de Triathlon em 2016, no México, destacou sua motivação para competir novamente no cenário internacional. “Já disputei um Mundial em Pontevedra, em 2019, na elite. Estou animado para voltar ao cenário mundial, agora na categoria 35-39. Sobre o Triathlon em Brasília, o resultado foi bom, mas não como eu esperava. Tivemos apenas 12 horas de intervalo entre as provas, peguei problemas com a bicicleta, chuva e temperatura baixa. Apesar disso, saí satisfeito por conquistar a vaga”, explicou.
Divulgação
O atleta, no entanto, enfrenta obstáculos financeiros para viabilizar sua participação no Mundial. “Tenho algumas empresas que me ajudam, mas sempre é uma luta buscar patrocínio. O foco agora é equilibrar trabalho, treino e descanso para começar a temporada 2025 com força total”, finalizou.
Além das conquistas nacionais e da classificação para o Mundial, Rômulo ainda tem dois importantes compromissos para fechar a temporada de 2024. No próximo sábado (23), ele disputará o Triathlon do Exército, em Vila Velha (ES), que vale como Campeonato Capixaba e é aberto a civis e militares. Já no dia 1º de dezembro, estará na final do Rio Triathlon, válida pelo Campeonato Carioca, onde ocupa atualmente uma posição entre os três primeiros do ranking geral. “Fui o único atleta a ficar no top 5 geral das duas etapas anteriores, com um terceiro e um quinto lugar. Agora, basta me manter nesse top 5 na final para conquistar o título carioca no geral. Serão 14 dias de viagens e treinos intensos para encerrar a temporada”, afirmou o atleta.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS