Corpo de médico Francisco Lacerda Almeida é sepultado em Campos
Sob forte comoção de amigos e familiares, o corpo do médico Francisco Armando Lacerda Almeida, de 80 anos, foi sepultado na tarde desta segunda-feira (18), no cemitério do Caju, em Campos. Francisco Lacerda faleceu nesse domingo (17), em decorrência de problemas de saúde. O velório aconteceu na Capela Viagem da Paz, na Igreja Nossa Senhora da Misericórdia. Francisco deixa quatro filhos e a esposa Graça.
De acordo com os amigos, o médico morreu em um hospital de Vitória, no Espírito Santo, onde estava se recuperando após uma queda em casa, que sofreu enquanto após uma cirurgia na coluna. Francisco foi ex-secretário de saúde de Campos e era benemérito do Americano Futebol Clube. Ele morava em Vila Velha.
A irmã de Francisco, Eliane Almeida, relatou a relação de proximidade com o irmão e destacou que, agora, o que fica é a saudade.
“A gente teve uma relação próxima e também um pouco distante devido à própria situação de vida dele. Uma vida trabalhando muito, uma vida muito ativa. Mas a gente nunca deixou de estar perto em todos os momentos, tanto de alegria quanto de tristeza. Só temos nós dois. Nossos pais faleceram. Ele era muito trabalhador e também muito altruísta, procurando sempre fazer o melhor. Chegou a hora de partir. Partiu. Está com o dever dele cumprido, com a missão pela qual ele foi designado. Lutou essa batalha. Mas agora descansa. A gente, que fica, guarda os momentos felizes. Todos os ensinamentos, tanta coisa que ele nos passou. E fica aqui, nossa gratidão e essa saudade eterna”, finalizou, emocionada.
O amigo de profissão, o médico Luiz Eduardo Castro, lembra do parceiro de viagem e de pesca que vai deixar muitas saudades.
"O nosso amigo Lacerda sempre foi uma pessoa muito amiga, muito culta, muito inteligente, e um parceirão de viagem e de pesca. Então, isso marca sempre, por resto das nossas vidas, esse tipo de pessoa que vai ficar na nossa lembrança sempre", lembrou Luiz Eduardo.
O radialista Arnaldo Garcia lamentou a morte do amigo, conhecido por ele como Dr. Lacerda.
"O meu amigo Dr. Lacerda era um ser diferenciado. Amigo sensível, memória privilegiada, sempre de bem com a vida e encarava de frente todos os problemas. Ele lembrava muito outro grande campista que tive a honra de conhecer, o Dr. Jorge Renato Pereira Pinto. Ambos discorriam com facilidade sobre a história de Campos. A medicina e a cultura campista estão mais pobres sem o Lacerda. Muito triste, pois perdi um amigo e um mestre", lamenta Arnaldo.
O conselho deliberativo do Americano decretou luto oficial por três dias pelo falecimento do seu benemérito. Por meio das redes sociais, o clube publicou uma nota de pesar ao Dr Lacerda.
“Perdemos, hoje, um grande alvinegro, com muitos serviços prestados ao nosso Americano. Mais um alvinegro que nos deixa, mas com a certeza de que se doou ao máximo e escreveu seu nome na história do maior do interior. Dr. Lacerda era um grande campista, apaixonado pela cidade e dono de uma memória super viva, pois discorria com tranquilidade sobre acontecimentos desde as suas peladas no Bairro do Caju, onde foi criado, até as grandes vitórias do seu querido Americano Futebol Clube. Nossos sinceros sentimentos e que DEUS conforte a todos os familiares e amigos”, informou a nota.