Sede do Geoparque Aspirante será inaugurada nesta sexta na Villa Maria
25/03/2025 19:07 - Atualizado em 25/03/2025 19:08
Villa Maria
Villa Maria / Foto: Divulgação
A esperada sede para abrigar o Geoparque Aspirante Costões e Lagunas RJ será inaugurada na próxima sexta-feira (28) na Casa de Cultura Villa Maria, em Campos, em evento aberto ao público. Com programação que destaca a importância cultural, histórica e turística no interior do Rio de Janeiro, as atividades terão início às 14h e se estendem até às 17h.

No dia da inauguração, além de palestras com cientistas da Uenf e UFRJ, está previsto o lançamento do projeto GeoDia — que levará a comunidade a uma série de roteiros educativos dentro da área compreendida pelo Geoparque com o objetivo de divulgar informações geológicas, históricas e culturais e de populações tradicionais.
— A sede do Geoparque será um ponto de muito interesse para incentivar o turismo geológico e histórico cultural da região. Vamos dar cursos, fazer roteiros mostrando o patrimônio que existe na região. Teremos uma sala com diferentes tipos de rochas e minerais expostos, livros que serão utilizados nos cursos para professores, guias, banners falando o que é o Geoparque e municípios que fazem parte. Vamos, ainda, chamar a comunidade para fazer roteiros mostrando o patrimônio cultural de Campos e dos outros municípios — explica a professora Maria da Glória Alves, do Laboratório de Engenharia Civil do Centro de Ciência e Tecnologia da UENF (LECIV/CCT), que coordena a Câmara de Educação e Cultura do Geoparque.

A professora Maria da Glória diz, ainda, que o espaço pretende estabelecer contato com professores de escolas para divulgar as atividades desenvolvidas, para aproximação ainda maior com a comunidade local.

A criação do espaço significa um importante passo para que o Geoparque Aspirante Costões e Lagunas do Rio de Janeiro se torne o sexto Geoparque Mundial da Unesco no Brasil. A Casa de Cultura Villa Maria, que passará a abrigar a sede do Geoparque Aspirante Costões e Lagunas do Rio de Janeiro, fica localizada na Rua Baronesa da Lagoa Dourada, 234.
Sobre o Geoparque Aspirante Costões e Lagunas RJ
Os Geoparques podem ser considerados como soluções do Século XXI para geoconservação de áreas relevantes, a partir do seu uso geoturístico e educacional e do comprometimento das populações residentes no território.
A proposta de criação de um Geoparque na região do litoral Norte e Leste do Estado do Rio de Janeiro está em discussão há mais de dez anos, envolvendo diversas instituições, entre elas as universidades: UFRJ, Uerj, UFRRJ, Uenf, Uff e Usp. Em novembro de 2023, o grupo gestor do Geoparque encaminhou um dossiê para a Unesco. A proposta foi aceita e a área passou a ser denominada Geoparque Aspirante Costões e Lagunas do RJ.
Em julho deste ano, uma comissão formada por representantes da Unesco realizou uma avaliação dos locais sugeridos para o Geoparque. Um relatório foi encaminhado em setembro de 2024 para a Unesco. A previsão é que, em abril de 2025, seja divulgado o resultado final acerca da criação do Geoparque.
Se aceita a proposta, o Geoparque Aspirante Costões e Lagunas do Rio de Janeiro passará a Geoparque Mundial da Unesco. Será o sexto do Brasil, se unindo a cinco outros Geoparques Mundiais como Araripe (CE), Seridó Geoparque (RN), Caminhos dos Cânions do Sul (localizado entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina), Caçapava e Quarta Colônia (RS).
O Geoparque abrange 16 municípios — de Maricá, na Região Metropolitana, até São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense. Compreende áreas de interesse científico, didático-pedagógico, turístico, histórico, pré-histórico e ecológico.
Na região de Campos, o Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro inclui locais como Farol de São Thomé, a Pedra Lisa em Morro do Coco, as Cachoeiras do Imbé, Lagoa de Cima e os sedimentos da planície de inundação do Rio Paraíba do Sul.
Na divisa de Campos e São João da Barra, os estromatólitos da Lagoa Salgada. Ainda em São João da Barra, Atafona, Delta do Rio Paraíba do Sul. E em São Francisco de Itabapoana as Falésias da Formação Barreiras, entre as praias de Lagoa Doce e Guriri, o mangue de Gargaú, entre outros.
Palestras e formação de mesa dentro da programação de inauguração
Dentro da Programação de inauguração da sede do Geoparque Aspirante Costões e Lagunas RJ, serão realizados diversos momentos de aprendizado com especialistas nos territórios inclusos. Às 14h, com o tema ‘Inauguração do Geoparque: Redescobrindo o Território e seu Valor’, será formada uma mesa-redonda com o professor Giovane Nascimento, diretor de Cultura da (Uenf), a professora Maria da Glória Alves (Uenf), além da convidada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora Kátia Mansur.
Já às 15h, a professora Kátia Mansur (UFRJ) abordará o tema ‘Geoparque Costões e Lagunas: Território de Memória do Litoral Leste e Norte Fluminense’.
Às 16h, em comemoração ao Dia da Água (ocorrido no último sábado, 22/03), a professora Maria da Glória Alves abordará o tema ‘Aquífero Emborê: Patrimônio Hidrogeológico do Geoparque Costões e Lagunas do RJ’. Às 17h será o encerramento do evento.
A professora Maria da Glória lembra que, dentro do Projeto GeoDia, a população será chamada a participar de roteiros onde há um Patrimônio Geológico. Haverá, por exemplo, o GeoDia no Morro do Itaoca; o GeoDia nas Cachoeiras do Imbé. No momento da inauguração da sede do Geoparque Aspirante Costões e Lagunas RJ, equipe estará disponibilizando vários destes roteiros aos visitantes.
Fonte: Ascom Uenf

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Detenta de 19 anos é encontrada morta no presídio feminino de Campos

    De acordo com a Seap, Vanessa Jesus de Almeida, que era moradora de Macaé, estava no isolamento do presídio por suspeita de tuberculose; neste domingo, presas atearam fogo em colchões após demora na retirada do corpo pelo rabecão

    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é internado no HFM

    A informação foi confirmada na unidade hospitalar e também pela assessoria; ele deu entrada na manhã desta quarta-feira (26) por "intoxicação exógena por veneno"

    Ex-zagueiro Sivaldo, ídolo do Americano, morre aos 63 anos

    Ex-atleta jogou na década de 80; não há informações sobre a causa da morte

    Quissamã exonera secretários após ação judicial por nepotismo

    Exonerações atendem a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ)

    Wladimir anuncia programação de aniversário da cidade de Campos

    Estão previstas inaugurações em várias áreas do município, que completa 190 na próxima sexta-feira (28)