SJB tem roda de conversa no Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
21/03/2025 20:56 - Atualizado em 21/03/2025 20:57
A Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), promoveu, nesta sexta-feira, 21, uma roda de conversa em alusão ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao Massacre de Sharpeville, ocorrido na África do Sul, em 21 de março de 1966.

O evento debateu o papel das empresas sediadas no município no combate à discriminação racial e as políticas de inclusão na contratação de seus funcionários. Representantes do poder público e do setor privado compartilharam estratégias e experiências para promover um ambiente corporativo mais diverso e igualitário.

A mesa de abertura contou com a presença da presidente do Compir, Cristiane Riscado; do subsecretário de Turismo, Fábio Pedra; da subsecretária de Cultura, Leleka Franco; da segunda secretária do Compir, Gleide Gomes; e da defensora pública das Tutelas Coletivas do Estado do Rio de Janeiro, Carolina Hennig Gomes.

Cristiane Riscado destacou as iniciativas do Compir e do Departamento de Direitos Humanos voltadas para a igualdade racial no município. “Fizemos a campanha ‘Carnaval sem Racismo’, enviamos um requerimento à Câmara sugerindo a criação permanente da Comissão da Igualdade Racial e, hoje, estamos aqui discutindo com empresas sediadas no Porto do Açu quais são suas estratégias destinadas a esse público-alvo”, ressaltou.

O debate contou com a participação do especialista em RH da GNA, Neiber Leite, e das analistas de RH da Porto do Açu, Wanessa Mello e Tielly Souza. Durante o encontro, as empresas apresentaram suas ações voltadas para a diversidade e a inclusão de mulheres, pessoas com deficiência, pessoas pretas e pardas, além de membros da comunidade LGBTQIAPN+.

“A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de São João da Barra e do Compir na promoção da igualdade racial e na construção de um ambiente mais justo e inclusivo para todos”, finalizou Cristiane Riscado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais lidas
    Familiares mobilizam campanha para arrecadar doações para a campista Letícia Muylaert

    Jovem mãe de 30 anos enfrenta desafios após complicações de saúde; ela precisou amputar os braços e as pernas após uma sepse

    Wladimir anuncia que Juninho Jubiraca e Luciano RioLu vão assumir mandatos na Câmara

    Prefeito convenceu um vereador do PP e outro do PDT a assumir secretarias na Prefeitura, abrindo espaço para os suplentes

    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é internado no HFM

    A informação foi confirmada na unidade hospitalar e também pela assessoria; ele deu entrada na manhã desta quarta-feira (26) por "intoxicação exógena por veneno"

    IMTT instala mais 50 pontos de fiscalização eletrônica em Campos

    A sinalização será iniciada nesta quinta-feira em 25 cruzamentos da cidade, em ambos sentidos das avenidas 28 de Março e Pelinca, além da rua Gil de Góis

    IFF abre 1.032 vagas para cursos de graduação e técnicos de nível médio

    As inscrições podem ser realizadas até o dia 05 de maio; há vagas para os campi Campos Centro, Campos Guarus, Quissamã e São João da Barra