Maestro Ethmar Filho - 'O Maestro e uma roda de cores'
Maestro Ethmar Filho 25/07/2024 17:31 - Atualizado em 25/07/2024 17:31
Em 1975, Nikolaus Harnoncourt fez sua estreia com a Orquestra Concertgebouw com a Paixão segundo São João, de Bach. Desde o início, houve um forte amor e respeito mútuos. Tudo o que o maestro austríaco fez era novo e extremo. Ele baseou sua abordagem em sua pesquisa sobre a prática musical autêntica. Isso acabou sendo particularmente adequado aos músicos da Orquestra holandesa Concertgebouw. “Para mim, as paixões de Bach foram uma revelação. Suas visões eram radicalmente diferentes de tudo que já tínhamos ouvido falar, mas seus argumentos eram persuasivos e claramente derivados do texto. Os recitativos de Cristo são acompanhados por cordas, e estávamos acostumados a tocá-los com vibrato, porque isso soa agradável e quente. Mas Jesus está angustiado e atormentado.” Então, Harnoncourt disse: “Você deve ouvir varreduras secas nas cordas. Quando o fizemos, o senso de drama floresceu de repente.” (Jan Kouwenhoven, ex-oboísta da Orquestra Concertgebouw).
Até sua morte em 2016, Harnoncourt foi um maestro convidado regular e em 2000 recebeu o título de Maestro Convidado Honorário da Orquestra. Sua influência foi de importância crucial para a Orquestra do Concertgebouw; com suas interpretações, ele enriqueceu o repertório e o estilo de performance da Orquestra. Em 2021, a orquestra concedeu o título de Maestro Convidado Honorário a Iván Fischer, que começou sua carreira como assistente de Harnoncourt e é visto por muitos como seu herdeiro.
Uma caixa de CDs como tributo, comemorando sua carreira, era inevitável após a perda de Nikolaus Harnoncourt. Os compiladores, o antigo violoncelista da Orchestra Daniel Esser e o produtor Lodewijk Collette, ouviram todas as gravações de rádio feitas pela Concertgebouw Orchestra com Harnoncourt. Para fazer a seleção final, eles usaram os seguintes critérios: todas as obras selecionadas tinham que ser “as mais belas das mais belas” e fornecer uma “roda de cores” representando tudo o que a orquestra e o maestro executaram juntos. O box set de 15 CDs realmente fornece uma visão única de um relacionamento muito especial. Ele complementa a discografia existente de Harnoncourt, permitindo-nos ouvir maestro, orquestra e música de maneiras constantemente novas conforme os anos passam. O fato de essas gravações serem todas ao vivo imbui a música de uma espontaneidade preciosa.
“Meu herói absoluto é e sempre será Nikolaus Harnoncourt. Na verdade, ele não era um maestro de verdade e, fazer com que todos tocassem no mesmo tempo, não era sua ambição. Ele tinha ideias persuasivas e claras sobre articulação e som, e a atmosfera durante os ensaios era sempre muito boa, com muito respeito por cada músico. As óperas Da Ponte de Mozart e a Quinta Sinfonia de Bruckner, o último concerto que fizemos com ele, estão gravadas na minha memória.” (Marc de Groot, segundo violino, em entrevista para a Preludium - dezembro de 2022) A popularidade que Harnoncourt desfrutava como maestro é percebida claramente nas respostas dos solistas que colaboraram nas gravações que agora estão incluídas no box set do CD. Sem exceção, todos concordaram entusiasticamente.
O plano para a recriação do box set recebeu a bênção incondicional de sua viúva, a violinista Alice Harnoncourt, logo após a morte do maestro. É muito triste que ela tenha falecido antes do box set de 15 CDs ser lançado. Este box set homenageia um casal celebrado e muito amado no mundo da música.
Quando faleceu em 2016, Nikolaus Harnoncourt deixou para trás um tesouro de magníficas gravações ao vivo de seus concertos com a Concertgebouw Orchestra.

Mestre e Doutorando em Cognição e Linguagem pela UENF, regente de corais e de orquestras sinfônicas há 25 anos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS