Inquérito investiga fala de Bolsonaro associando vacina da Covid e Aids
03/12/2021 20:22 - Atualizado em 04/12/2021 09:09
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta sexta-feira (3) a abertura de um inquérito sobre a conduta do presidente Jair Bolsonaro ao divulgar fake news que associavam a vacinação contra Covid a um risco ampliado de desenvolver Aids, o que não existe.
A decisão de Moraes atende a um pedido feito pela CPI da Covid. No despacho, o ministro critica a decisão da Procuradoria-Geral da República (PGR) de abrir apenas uma apuração preliminar, interna, para avaliar as falas de Bolsonaro (veja detalhes mais abaixo) e recomendar o arquivamento do pedido da CPI.
Questionada sobre essa posição de Moraes, a PGR disse que "age sempre com base e nos limites da Constituição Federal" e que eventual manifestação sobre o tema será dada nos autos do processo.
A notícia falsa foi divulgada pelo presidente em uma "live" nas redes sociais no dia 22 de outubro, e desmentida pelo Fato ou Fake, por especialistas e por outras plataformas de checagem nas horas seguintes. A "live" de Bolsonaro foi retirada do ar por Facebook, YouTube e Instagram.
Na transmissão, Bolsonaro disse que relatórios oficiais do Reino Unido teriam sugerido que pessoas totalmente vacinadas contra a Covid estariam desenvolvendo Aids "muito mais rápido que o previsto". A afirmação é falsa, e não há qualquer relatório oficial que faça essa associação.
Na semana seguinte, o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, reafirmou que as vacinas usadas no Brasil são seguras, e que nenhuma delas aumenta a "propensão de ter outras doenças".
"Nenhuma das vacinas está relacionada à geração de outras doenças. Nenhuma delas está relacionada ao aumento da propensão de ter outras doenças, doenças infectocontagiosas por exemplo. Vamos manter a tradição do nosso povo brasileiro de buscar e aderir ao PNI [Prrograma Nacional de Imunizações]", afirmou Barra Torres.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Estrutura de posto de combustíveis desaba durante forte chuva em Campos

    O posto fica localizado na Avenida 28 de Março com Avenida José Alves de Azevedo, no Centro; A plataforma P-26 ficou à deriva após se soltar do terminal T-Mult, por conta dos fortes ventos em São João Barra

    Bandidos armados rendem funcionários de posto de gasolina e levam malote com dinheiro, em Campos

    O assalto aconteceu na tarde desta terça-feira, na avenida 28 de Março; PM e Polícia Civil estão no local

    Incêndio é registrado em plataforma na Bacia de Campos

    Um trabalhador caiu no mar, foi resgatado com queimaduras e encaminhado para receber atendimento médico; uma explosão aconteceu na plataforma

    Mulher morre após carro capotar na RJ 158, em São Fidélis

    Outra vítima do veículo sofreu ferimentos leves e foi encaminhada para o hospital do município

    Família campista enfrenta longas filas por última homenagem ao Papa Francisco

    Corpo do Papa começou a ser velado nesta quarta-feira, na Basílica de São Pedro; Adriano, a esposa Raquel e a filha Maria Clara estão em Roma para homenagens